Processo de transformação das políticas de informação no estado informacional

Autores

  • Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Universidade Estadual Paulista
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Política de informação, Estado informacional, Mediação da informação, Tradução do documento

Resumo

A crescente complexidade do mundo exige, mais que em outras eras, o estabelecimento de políticas de informação. Estas representam verdadeiro desafio para países, governos e organizações pela aceleração do tempo e dos fluxos de informação e de comunicação, sobretudo na mudança dos Estados de burocráticos a informacionais. Este artigo busca verificar as mudanças nos processos de construção da política de informação a partir do movimento da sociedade da informação e a conseqüente mudança no papel do Estado. Seu objetivo é compreender como a apresentação do documento de uma política de informação pode vir a afetar as formas de mediação para o uso pertinente da informação. Os conceitos de mediação, tradução e Estado informacional foram os pilares teóricos escolhidos. A definição de uma política de informação, seus campos de aplicação e a forma de compartilhamento com a população não parece clara nem adequada, necessitando que as ciências da informação atuem como mediadoras no processo de construção do documento desta política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III (2008). Doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ (2001) com Doutorado Sanduíche em Sociologie pelo Centre d'Études des Mouvements Sociaux (1999). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é professor e pesquisador permanente da Universidade FUMEC em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu e é sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Professora Colaboradora do Programa de pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. ) Atua em pesquisa, nas seguintes temáticas: Políticas de Informação, Estado Informacional, Inteligência e conhecimento governamental.Participa de acordo Internacional de Cooperação Acadêmica com a Universidade Lille III na França e membro da rede Franco-Brasileira de pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação-MUSSI.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Gonçalez, P. R. V. A., Jorente, M. J. V., & Pinheiro, M. M. K. (2010). Processo de transformação das políticas de informação no estado informacional. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/181

Edição

Seção

Artigos Científicos