A identificação de tipologia documental como metodologia para organização de arquivos de arquitetura
Palavras-chave:
Identificação, Diplomática contemporânea, Gênese documental, Metodologia arquivística, Arquivos de arquiteturaResumo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a identificação de tipologia documental, fundamentada nos parâmetros da diplomática contemporânea, pode ser aplicada na investigação da gênese dos arquivos de arquitetura, fornecendo as bases para sua organização. Aborda a questão da diplomática aplicada nos estudos de gênese documental, envolvendo a identificação de documentos arquivísticos e seu contexto de produção. Analisa os fundamentos teóricos e conceituais da diplomática contemporânea como recurso metodológico nas atividades de identificação, envolvendo os processos de análise e reconhecimento de documentos, bem como as origens e a consolidação dos conceitos envolvidos. Aplica a identificação de tipologia documental, através de um estudo de caso, como método de organização em massa documental acumulada, referente a projetos de arquitetura, integrantes de fundos arquivísticos, oriundos do projeto para a construção da Universidade do Amazonas (atual Universidade Federal do Amazonas), no período de 1970 a 1983, custodiados pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por fim, traz como resultados alcançados a identificação de órgão produtor, tipos e séries documentais integrantes de arquivos de arquitetura, além de ratificar que a identificação traz para o campo arquivístico maior confiabilidade para gerar comparações e tomar decisões sobre critérios de recolhimento e conservação dos documentos produzidos e acumulados, facilitando consequentemente a preparação do terreno para a execução das demais funções arquivísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.