Assimetrias de Gênero na Distribuição de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq: a Grande Área de Engenharias

Autores

Palavras-chave:

Mulheres na ciência, Desigualdade de gênero, Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Engenharias

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar a desigualdade de gênero na distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq na grande área de Engenharias. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza explicativa e documental, realizada a partir da análise das bolsas de produtividade vigentes e dos perfis das(os) bolsistas, com base em dados coletados na plataforma Google Acadêmico. Os resultados evidenciam como as assimetrias de gênero se manifestam na distribuição de bolsas para as pesquisadoras mulheres entre os diferentes níveis das bolsas, revelando as barreiras enfrentadas por mulheres para alcançar os níveis superiores de bolsa. Constatam-se, também, disparidades nos volumes mensais de recursos financeiros investidos, além de impactos dessa desigualdade na produção científica e nas respectivas citações das(os) pesquisadoras(es). As desigualdades de gênero na grande área de Engenharias limitam a representatividade e o avanço profissional das pesquisadoras mulheres, além de afetar o reconhecimento e o impacto de suas produções científicas, refletindo a manutenção de dinâmicas institucionais e culturais excludentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2018), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021) e Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2015). Exerce a função de Administradora na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial e Gestão de Materiais; na área de Comunicação Científica, com destaque para edição universitária; e em procedimentos de Secretaria, especificamente nos procedimentos relacionados às secretarias de pós-graduação. Tem interesse de pesquisa em comunicação científica, feminismo negro, racismo genderizado, justiça social, estudos métricos da informação e estudos de gênero. A partir de maio/2024, passa a assinar suas publicações científicas como Geisa Fabiane, em reinvindicação contra a invisibilidade das mulheres em citações científicas e em homenagem a seu tio falecido Fábio Bezerra Cavalcante.

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa Estudos Epistemológicos em Informação EEI- Atualmente tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Empoderamento feminino, Igualdade de gênero, Memória e Redes sociais, Desinformação e Humanidades Digitais.

Maria Cristiana Félix Luciano, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (2022) Mestra em Ciência da Informação (2021), pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior (EAD) (2021) pelo Centro Universitário (UNIESP), Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pelo Instituto de Educação de Ensino Superior da Paraíba (IESP- Faculdades), Graduada em Biblioteconomia (2015) pela Universidade Federal da Paraíba, Graduanda em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Metodologia do trabalho científico, Gestão de Pessoas e Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, pesquisadora nos seguintes temas: Violência contra Mulheres, Canais Informação, Violência Doméstica, Informação e relações de gênero, Protagonismo Social, Mediação da informação e Interseccionalidade, Mediação de Leitura, e organização e gestão da Informação. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Mediação, Representação da Informação e Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas) e Integrante do Projeto de Extensão Informar Para Prevenir: ações informacionais de enfrentamento a violência de gênero (Acolher gênero) UFPB.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, vece-líder do grupo de Pesquisa inclusoS da Universidade Federal da Paraíba. Editora do Periódico Científico Informação Sociedade: Estudos (ISSN: 1809-4783) vinculado ao PPGCI/UFPB. Coordenadora do GT 12 - Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero, Religiões de matriz africana; sincretismo religioso e Intolerância Religiosa.

Fábio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo (USP/2008). Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, onde ministro aulas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE (PPGCI/UFPE). Tem experiência na área de Ciência da Informação e concentro minhas pesquisas nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, informação científica e tecnológica, indicadores científicos. Fui coordenador do Grupo de Trabalho - GT7 (Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia Inovação) da ENANCIB no período de 2015 a 2016. Entre 2017 e 2018, participou do Programa Estágio Sênior no Exterior da CAPES realizando estudos na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M).

Referências

ABC - Academia Brasileira de Ciências. Perfil do Cientista Brasileiro em Início e Meio de Carreira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2023. Disponível em: http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Perfil-do-Cientista-Brasileiro-ABC-2023.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsas em curso. Brasília: CNPq, 2024a. Disponível em: http://plsql1.cnpq.br/divulg/RESULTADO_PQ_102003.curso. Acesso em: 09 jul. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Chamada CNPq Nº 09/2023: Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior. Brasília: CNPq, 2023. Disponível em: http://resultado.cnpq.br/2426435389813022. Acesso em: 08 abr. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Painel Lattes: formação e atuação. Brasília: CNPq, 2024b. Disponível em: http://www.bi.cnpq.br/painel/formacao-atuacao-lattes/. Acesso em: 21 jun. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tabela de Valores de Bolsas no País. Brasília: CNPq, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades/tabela-de-valores-no-pais. Acesso em: 21 jun. 2024.

CARVALHO, Carolina Cisoto Barbosa de. Equidade de Gênero na Ciência? Um estudo sobre as pesquisadoras bolsistas de produtividade da Universidade Federal de São Carlos. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7148. Acesso em: 09 set. 2024.

COLODETTI, Ana Paula de Oliveira Amaral. As relações de gênero e a carreira científica de mulheres nas ciências exatas e da terra e engenharias: estudo com bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq do Estado de Minas Gerais. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Universitário UniHorizontes, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10342911. Acesso em: 20 jun. 2024.

FARIA, Iolanda Pinto de. ‘Nunca pensei que você fosse mulher’: a conquista de capital científico pelas bolsistas de produtividade em pesquisa da UFBa. 2021. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12798637. Acesso em: 20 jun. 2024.

FRICKER, Miranda. Injustiça epistêmica: o poder e a ética do conhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2023.

GUEDES, Moema de Castro; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio. A produtividade científica tem sexo? Um estudo sobre bolsistas de produtividade do CNPq. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 45, p. 367–399, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/3PPQWwQPCxGBSm3zXQfnMvD/#. Acesso em: 20 jun. 2024.

LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados, [S. l.], v. 17, n. 49, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/F8MbrypqGsJxTzs6msYFp9m/?lang=pt. Acesso em: 05 set. 2024.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: uma guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2015.

OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1667. Acesso em: 5 set. 2024.

QUEZADA, Ricardo Gaete. Acceso de las mujeres a los cargos directivos: universidades con techo de cristal. Revista CS, [S. l.], n. 24, p. 67-90, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4763/476358051005/html/. Acesso em: 21 abr. 2024.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SILVA, Ivanderson Pereira da; DIAS, Alfrâncio Ferreira. Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?. Interfaces da educação, [S. l.], v. 12, n. 35, p. 960–990, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5528. Acesso em: 20 jun. 2024.

TAVARES, Ariane Serpeloni; PARENTE, Temis Gomes. Do plural ao singular: condições de gênero e carreira científica na área de engenharias da região Norte. Novos Cadernos NAEA, [S. l.], v. 18, n. 1, jun. 2015. ISSN 2179-7536. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1837/2682. Acesso em: 20 jun. 2024.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Cavalcante, G. F. F., Viana, A. R. de L., Luciano, M. C. F., Lima, I. F. de, & Silva, F. M. e. (2025). Assimetrias de Gênero na Distribuição de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq: a Grande Área de Engenharias. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 18(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/753

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB