Ferramentas de apoio à integração de dados entre sistemas de informação no contexto da avaliação da pós-graduação stricto sensu pela CAPES

Autores

Palavras-chave:

Integração de dados. Integração entre sistemas. Ferramentas de Apoio à Integração de Sistemas. Ecossistema de ECTI.

Resumo

No processo de avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira, é necessário que as instituições informem à Capes um conjunto de dados que subsidiam o processo. Tais dados estão armazenados nas instituições em diferentes fontes, compostas por sistemas informatizados ou mesmo em planilhas, e, em geral são informados à Capes em um processo manual de preenchimento, gerando retrabalho. Considerando a necessidade de integrar os diferentes sistemas de informação das instituições que compõem o ecossistema brasileiro da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, o presente estudo objetivou estudar e desenvolver uma solução tecnológica para integrar os dados armazenados nos sistemas de informação utilizados pelas instituições que compõem o ecossistema em questão, bem como das fontes de publicação e disseminação de resultados de pesquisa, possibilitando integrá-los às plataformas do governo brasileiro. Com isso, foram desenvolvidas ferramentas tecnológicas customizáveis, capazes de se adaptarem e serem utilizadas em qualquer ecossistema, independentemente das diferentes faixas de dados e maturidade tecnológica. As Ferramentas de Apoio à Integração de Sistemas desenvolvidas e apresentadas neste estudo se constituem como uma solução para auxiliar instituições, fundações de apoio e de governo, na comunicação de dados entre sistemas de informação, trazendo ganhos significativos para todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Harrysson Gilgamesh Medeiros Nobrega, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Mestrando em  Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/ Marília). Consultor de metodologias ágeis e gerente de projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Emanuelle Torino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília). Mestra em Gestão da Informação, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos e Bacharela em Biblioteconomia, pela UEL. 

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Doutora em Educação (UNESP).

Jaqueline Pereira Carvalho Halicki, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestra em Ciência da Informação (UNESP). Assistente Administrativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Cedida à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (PROPG/UNESP).

Talita Moreira de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Doutora em Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde (UFRGS). Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2024-02-03

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB