Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos

Autores

Palavras-chave:

Usabilidade, Acessibilidade, Arquitetura  da  Informação, Recomendações, Ambientes Informacionais Digitais, Idosos

Resumo

A  usabilidade  e  a  acessibilidade,  quando  aplicadas  em  ambientes  informacionais  digitais,  proporcionam facilidades de uso e acesso à informação, respectivamente. Desse modo, objetivamos  discutir  esses  conceitos  e  aplicá-­‐los  em  ambientes  digitais  específicos  para  idosos por meio do estudo bibliográfico e documental das recomendações específicas em projetos  para  usuários  idosos.  Esse  estudo  foi  realizado  em  conjunto  com  os  alunos  da  Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) – UNESP – Campus de Marília, que auxiliaram na  classificação  das  recomendações  de  usabilidade  e  de  acessibilidade  em  imprescindíveis  (Prioridade 1), importantes (Prioridade 2) e opcionais (Prioridade 3). Os resultados apontam para a importância desse tipo de estudo para a inclusão digital e social de idosos por meio de elementos facilitadores do acesso e uso da informação, que proporcionam a construção de  arquiteturas  informacionais  mais  inclusivas.  As  recomendações  resultantes  podem  ser  utilizadas como ponto de partida para o projeto de ambientes digitais específicos para idosos em uma avaliação heurística, por exemplo. No entanto, continua sendo importante a aplicação  de  testes  de  usabilidade  com  usuários,  inclusive  para  validar  a  aplicação  dessas  recomendações, visto que contextos diferentes podem suscitar a aplicação de diferentes elementos, recursos e serviços de informação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Estadual Paulista

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Marília). Doutor em Ciência da Informação (2013), Mestre em Ciência da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Encontrabilidade da Informação; Arquitetura da Informação; Usabilidade, Acessibilidade; Comportamento Informacional; Repositórios Digitais. Líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento" (UFRN). Membro dos Grupos de Pesquisa: "Novas Tecnologias em Informação" (UNESP), "IMclusoS - Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade" (UFPB) e "Tecnologias para Construção de Observatórios" (IBICT).

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências - área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001).

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Vechiato, F. L., & Vidotti, S. A. B. G. (2012). Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/283

Edição

Seção

Artigos Científicos