Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos
Palavras-chave:
Usabilidade, Acessibilidade, Arquitetura da Informação, Recomendações, Ambientes Informacionais Digitais, IdososResumo
A usabilidade e a acessibilidade, quando aplicadas em ambientes informacionais digitais, proporcionam facilidades de uso e acesso à informação, respectivamente. Desse modo, objetivamos discutir esses conceitos e aplicá-‐los em ambientes digitais específicos para idosos por meio do estudo bibliográfico e documental das recomendações específicas em projetos para usuários idosos. Esse estudo foi realizado em conjunto com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) – UNESP – Campus de Marília, que auxiliaram na classificação das recomendações de usabilidade e de acessibilidade em imprescindíveis (Prioridade 1), importantes (Prioridade 2) e opcionais (Prioridade 3). Os resultados apontam para a importância desse tipo de estudo para a inclusão digital e social de idosos por meio de elementos facilitadores do acesso e uso da informação, que proporcionam a construção de arquiteturas informacionais mais inclusivas. As recomendações resultantes podem ser utilizadas como ponto de partida para o projeto de ambientes digitais específicos para idosos em uma avaliação heurística, por exemplo. No entanto, continua sendo importante a aplicação de testes de usabilidade com usuários, inclusive para validar a aplicação dessas recomendações, visto que contextos diferentes podem suscitar a aplicação de diferentes elementos, recursos e serviços de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.