O Efeito "filtro bolha" e a filtragem da informação por meio da mediação algorítmica
Resumo
O estudo do qual se baseia este artigo tem como premissa que o ato de mediar é possível de ser realizado por humano ou não-humano. O artigo aborda a mediação algorítmica e a sua relação com o processo de filtragem da informação e o efeito “filtro-bolha” para a Ciência da Informação. Tem-se como problema as práticas de mediação algorítmica de filtragem da informação e sua relação com esse efeito. Utiliza-se o método de revisão de literatura sobre a temática proposta e a observação indireta de plataformas digitais que fazem uso da filtragem. Conclui-se que a filtragem da informação e o “filtro-bolha” desenvolvem um ambiente controlado de informações mediante a propósitos escusos, gerando influências nos tecidos informacional, social, cultural e político da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.