Comportamento decisório e comunicação
da informação ao conhecimento
Palavras-chave:
Comportamento decisório. Comunicação. Informação. Conhecimento. Gestão do ConhecimentoResumo
O processo decisório se insere entre os mais importantes aspectos da vida do indivíduo e das organizações e constitui a mais representativa forma de expressão do uso das informações. É neste contexto que a pesquisa objetiva apresentar aspectos deste processo, no sentido de demonstrar que o comportamento decisório é um dos elementos motivadores do processo de criação de conhecimento. É pela comunicação dos conhecimentos adquiridos em processos anteriores, expressados na forma de informação, que se possibilita o subsídio a novas decisões e, consequentemente, a criação de novos conhecimentos. A pesquisa revisa os principais elementos da teoria comportamental da decisão. Identifica a preponderância dos elementos comportamentais, influência da cultura organizacional e a não linearidade de percepção do indivíduo em relação à informação, o que permite a conclusão de que o foco centrado no usuário é fundamental para a Ciência da Informação ao pretender discutir as questões sobre a disponibilização e o uso das informações. Demonstra, finalmente, que estudos que busquem discutir a gestão do conhecimento necessitam incorporar aspectos das teorias da decisão e da comunicação como aportes interdisciplinares.
Downloads
Referências
ALVARENGA, G. M. O conhecimento organizacional: uma aproximação ao cotidiano. In: MARCHIORI, M. (Org.) Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2008.
ANGELONI, M. T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.
BARITÉ, M. G. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (Org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília, SP: UNESP, Fapesp, 2001.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
DAVENPORT, T. H.; PRUZAK, L. Working knowledge: how organization manage what they know. Massachusetts: Harvard, 1998.
DELORENZO NETO, A. Sociologia aplicada à Administração: sociologia das organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1968. 111 Pesq. bras. ci. inf., Brasília, v.3, n.1,p.100-112, jan./dez. 2010
FREIRE, I. M. Informação; consciência possível; campo: um exercício com construtos teóricos. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.1, p. 133-142, jan. / abr. 1995.
FREIRE, I. M. A responsabilidade social da Ciência da Informação na perspectiva da consciência possível. Datagramazero, v.5, n.1, fev. 2004.
HJORLAND, B. Fundamentals of knowledge organization. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 30, n. 2, p.87-111, 2003.
JONES, M. H. Las decisiones del ejecutivo. México: Continental, 1964.
KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia social das organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1976.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: uma perspectiva abrangente e inovadora na proposta de inter-relacionamento organizacional. In: MARCHIORI, M. (Org.) Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2008.
MORAES, C. R. B.; FADEL, B. Cultura organizacional em cenários de mudança. Datagramazero, v.8, n.1, fev. 2007.
PEREIRA, M. J. L. de B.; FONSECA, J. G. M. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
PIMENTEL, E. L. de A. O conceito de racionalidade e os paradoxos da teoria da decisão: a proposta de Robert Nozick para o dilema do prisioneiro. 2005. f. Dissertação (Programa de Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2005.
RAIFFA, H. Teoria da decisão: aulas introdutórias sobre escolhas em condições de incerteza. São Paulo: USP, 1977.
SCHEIN, E. H. Psicologia organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Haw do Brasil, 1982.
SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 3. ed. Washington, D.C.: John Wiley, 2004. 112 Pesq. bras. ci. inf., Brasília, v.3, n.1,p.100-112, jan./dez. 2010
SIMON, H. A. Administrative behavior. New York: Macmillan, 1947. (Edição em português: Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: FGV, 1965).
VALENTIM, M. L. P. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília, SP: Fundepe, 2007.
VALENTIM, M. L. P.; ZWARETCH, N. S. Comunicação organizacional / comunicação informacional no processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M. L. P. Informação, conhecimento e inteligência organizacional. (Org.). 2. ed. Marília: Fundepe, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.