O Acervo da vergonha
vozes negras e resistência
Palavras-chave:
Acervo da vergonha, Intencionalidade, Teoria Ator-Rede, Movimentos negrosResumo
O “Acervo da vergonha” foi um espaço criado pelo então presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo (gestão 2019-2022), para expor os livros “vergonhosos” e comprovar uma possível dominação marxista na instituição. Objetivo: investigar os conflitos e interessamentos a partir de parte dos atores (com representatividade relativa na comunidade negra no Brasil) presentes no curso de ação da composição do mencionado espaço, considerando conceitos de intencionalidade para a Documentação e para as Filosofias africanas. Metodologia: análise de notícias sobre a criação do “Acervo da vergonha” e entrevistas com integrantes de movimentos e/ou coletivos negros, com apoio do recurso heurístico da Teoria Ator-Rede e de epistemologias decoloniais, para, nessa ordem, não hierarquizar os atores humanos e não-humanos e não se restringir a referenciais europeus. Resultados: a gestão de Camargo ficou marcada negativamente na história da instituição e provocou conflitos e discussões entre os movimentos negros. Considerações finais: o “Acervo da vergonha” foi considerado como um desrespeito à história da Fundação e às lutas dos movimentos negros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.