Análise da Acessibilidade na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró/RN

um estudo de caso

Autores

Resumo

A acessibilidade consiste em um processo de adaptação de estruturas físicas ou arquitetônicas, de tecnologias, de metodologias ou de produtos e serviços, com o intuito de estabelecer uma autonomia e independência para qualquer indivíduo, respeitando sua diversidade. Dessa maneira, o objetivo desta pesquisa compreende em identificar as condições e dimensões de acessibilidade, principalmente, a física e comunicacional, como declara Sassaki (2009) da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, propõe analisar seus resultados relacionando-os com a estrutura e função de uma biblioteca pública. Para a metodologia, foi utilizado uma revisão de literatura através de artigos científicos e livros, no trabalho foi um estudo de caso, pautado em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Nos resultados, foi possível identificar a falta de acessibilidade na biblioteca pública, necessitando que os órgãos públicos voltem seus investimentos a esta unidade de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Milena dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Unyleya e, também, em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) (Campus Mossoró). Bacharela em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, bibliotecária da Faculdade Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN). 

Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003).Graduação em Pedagogia pela Clarentiano(2019). Professora de Museologia da Universidade Federal de Sergipe(2009). Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFS. Coordenadora do Laboratório de Museologia Aplicada-LABMUSAS e Líder do GEMPS.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Santos, R. M. dos, & Barroso, C. de A. V. C. (2024). Análise da Acessibilidade na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte da cidade de Mossoró/RN: um estudo de caso. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 16. Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/603

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB