INDEXAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

uma relação de causa e efeito

Autores

Palavras-chave:

Indexação, Avaliação da Indexação, Recuperação da Informação, Política de Indexação

Resumo

Aborda a avaliação da indexação pela recuperação da informação, envolvendo os usuários que acessam o sistema e se beneficiam dos serviços de representação temática da informação. Tem-se como objetivo realizar a avaliação da indexação efetuada nos documentos do curso de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará nos quesitos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. A pesquisa formaliza-se como exploratória, abordando o problema sob um enfoque qualitativo, em que aplicou entrevista semiestruturada a 17 usuários. Os resultados revelam que a indexação realizada nos documentos foi adequada, com níveis de exaustividade e especificidade equilibrados e altos, ao ponto de permitir uma recuperação da informação eficiente, com taxas de 77% e 70% respectivamente de revocação e precisão. Constata-se que avaliar a indexação para buscar e trazer melhorias para o processo, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, é a forma mais benéfica para adequar o processo de indexação conforme o contexto específico de cada biblioteca integrante de um sistema de bibliotecas e de seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenise César Garcia, Universidade Federal do Pará

Bibliotecária-Documentalista na Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann da Universidade Federal do Pará, atuando na Coordenadoria de Processamento de Material Informacional. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (ICSA/UFPA). Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2006-2010) e Especialização em Arquivologia pela Faculdade Integradas de Ariquemes (2010-2012). Tem experiência na área de Representação descritiva e temática da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação e do Conhecimento, Tratamento Temático da Informação, Indexação e Polítcas de Indexação, Catalogação descritiva, Classificação, Cabeçalho de assunto, Formato de dados Bibliográfico e de Autoridades.

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Biblioteconomia. Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPA. Coordenadora Regional Norte da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Possui doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Marília/SP e doutorado Gestión de la Información pelo Programa de Doctorado en Gestión de la Información en las Organizaciones, na Facultad de Comunicación y Documentación da Universidad de Murcia. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Marília/SP. Bacharel em Biblioteconomia, formada na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Marília/SP.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Garcia, V. C., & Redigolo, F. M. (2021). INDEXAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: uma relação de causa e efeito. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 13(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/510

Edição

Seção

Artigos Científicos