DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE UNIDADES CURRICULARES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Palavras-chave:
Unidade curricular., Currículo., Biblioteconomia., Ensino-aprendizagem.Resumo
Apresenta resultado da primeira fase de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as relações diretas e indiretas entre as disciplinas da unidade curricular recursos e serviços de informação (RSI) com as disciplinas das demais unidades curriculares do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, quais sejam: processamento da informação, tecnologia da informação, gestão de unidades de informação, fundamentos teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e pesquisa. As disciplinas que compõem a unidade RSI são: Fontes Gerais de Informação, Fontes Especializadas de Informação, Desenvolvimento de Coleções, e Serviço de Referência e Informação. A abordagem metodológica adotada constitui-se pela abordagem qualitativa, com utilização do método de pesquisa exploratória e o uso da técnica análise documental visando examinar as ementas e os objetivos de cada plano de ensino das disciplinas objetos desta investigação. Os resultados da análise apontam que conhecer essas relações diretas e indiretas, possibilita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, bem como a verificação de conteúdos que podem se complementar ou que estão repetitivos, visando o alinhamento de temáticas transversais das disciplinas analisadas. Conclui-se que há uma transversalidade e interdisciplinaridade de conteúdo entre as disciplinas da unidade curricular de recursos e serviços e as demais unidades foco desta pesquisa, o que sucinta à reflexão sobre a necessidade de haver um maior diálogo entre os docentes responsáveis pelas disciplinas, com intuito de desenvolver projetos em conjunto, permitindo aos discentes desenvolver uma visão global entre as disciplinas do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.