A INFLUÊNCIA DO BIBLIOGRAPHIC FRAMEWORK PARA VISIBILIDADE DOS DADOS
Palavras-chave:
Catalogação, Bibframe, OPACs, Linked data, Web semânticaResumo
O Bibliographic Framework é um modelo para representação de recursos informacionais que visa a criar dados bibliográficos com significados definidos e em consonância com os princípios do linked data. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a versão 2.0 do mencionado modelo pode influenciar a visibilidade dos dados bibliográficos, apontando as vantagens e desvantagens de seu uso. Quanto à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, e com abordagem qualitativa. Como resultados, constatou-se que o Bibliographic Framework contribui para aumentar a visibilidade e o uso dos dados bibliográficos, pois utiliza padrões não exclusivos do universo bibliotecário que possibilitam a representação dos recursos informacionais por meio de entidades e relacionamentos, permitem a vinculação semântica desses dados e viabilizam seu reúso e recuperação por agentes inteligentes e ferramentas semânticas. Como produto desta pesquisa, apresentam-se 51 orientações para auxiliar os bibliotecários na implementação do Bibliographic Framework em bibliotecas. Por meio desta investigação, concluiu-se que o referido modelo contribui de maneira mais efetiva para o aumento da visibilidade e do uso dos dados bibliográficos, no entanto, ainda apresenta deficiências para representar alguns tipos de recursos informacionais e para atender as especificidades da catalogação com a diretriz Resource Description and Access.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.