Diretrizes para a aplicação de ontologias na interligação de dados governamentais abertos brasileiros
Palavras-chave:
Ontologia, Dados Interligados Governamentais e Abertos, Web Semântica, Lei de Acesso à InformaçãoResumo
Ontologias são ferramentas importantes para a interligação informacional em ambientes digitais, sobretudo por serem capazes de explicitar as relações existentes entre diferentes entidades. Através da perspectiva da Web Semântica, encarada como um cenário no qual todas as informações da Web estariam interligadas umas às outras, este estudo objetiva identificar diretrizes de ontologias que sejam úteis à interligação de informações governamentais no contexto brasileiro. A lista produzida é indicada a todos os que desejam modelar ou escolher ontologias que possam servir à perspectiva de Dados Governamentais Interligados e Abertos, levando em conta o contexto brasileiro através da Lei de Acesso à Informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.