Diretrizes para a aplicação de ontologias na interligação de dados governamentais abertos brasileiros

Autores

  • Lucas de Lima Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-9253-3706
  • Leonardo Cruz da Costa Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Ontologia, Dados Interligados Governamentais e Abertos, Web Semântica, Lei de Acesso à Informação

Resumo

Ontologias são ferramentas importantes para a interligação informacional em ambientes digitais, sobretudo por serem capazes de explicitar as relações existentes entre diferentes entidades. Através da perspectiva da Web Semântica, encarada como um cenário no qual todas as informações da Web estariam interligadas umas às outras, este estudo objetiva identificar diretrizes de ontologias que sejam úteis à interligação de informações governamentais no contexto brasileiro. A lista produzida é indicada a todos os que desejam modelar ou escolher ontologias que possam servir à perspectiva de Dados Governamentais Interligados e Abertos, levando em conta o contexto brasileiro através da Lei de Acesso à Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Lima Rocha, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (2014-2016). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Bolsista PCI no Instituto de Engenharia Nuclear, atuando como pesquisador na linha de Gestão do Conhecimento Nuclear. Possui experiência nas áreas de Web Semântica, Ontologias, Vocabulários Controlados e Repositórios Institucionais. Possui interesse nas áreas de Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação, e-Science, curadoria e gerenciamento de dados e metadados de pesquisas.

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Biblioteconomia e Documentação. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica - IBICT/UFRJ. No ano de 2008 obteve Pós-Doutorado no Laboratório de Biologia Molecular de Tripanosamatídeos e Flebotomídeos do Instituto Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ na área de Ontologias genômicas,e no ano de 2014 obteve seu segundo Pós Doutorado na USP no Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP na área de Teorias de Representação/Ontologia de Fundamentação. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Possui atividades de ensino e pesquisa na área de Organização e Recuperação da Informação, com especialidades nas seguintes temáticas: Teorias de Representação, Modelagem de Domínio, Construção de Tesauros e Taxonomias; Teoria da Classificação; Terminologia; Ontologia e Gestão de Conteúdos. Desenvolve a pesquisa ?Investigação sobre as bases epistemológicas e ontológicas da representação de domínios de conhecimento: a questão do compromisso ontológico em ontologias de fundamentação", como bolsista em produtividade pelo CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa ?Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas?. Vêm atuando em diversas Instituições como consultora em atividades de elaboração de linguagens documentárias, taxonomias e de política de indexação. É autora do livro ?Linguagens Documentárias: teorias que fundamentam sua elaboração? e de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Leonardo Cruz da Costa, Universidade Federal Fluminense

Possui doutorado em Ciência da Informação pela UFF/IBICT. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do conhecimento, publicações semânticas, mineração de texto.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Rocha, L. de L., Campos, M. L. de A., & Costa, L. C. da. (2018). Diretrizes para a aplicação de ontologias na interligação de dados governamentais abertos brasileiros. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 10(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/435

Edição

Seção

Artigos Científicos