Mediação da informação e violência contra mulheres
disseminando dados quantitativos no Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes
Palavras-chave:
Mediação da Informação, Violência contra Mulheres, Disseminação da InformaçãoResumo
Apresenta os resultados alcançados no âmbito da pesquisa Violência contra Mulheres e Informação, que possui como objetivo principal explicitar a centralidade da articulação entre a mediação da informação e a violência doméstica contra as mulheres, por meio da criação de um banco de dados e a disseminação de dados quantitativos no Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes (CERMFL) - órgão específico de atendimento às mulheres em situação de violência -, que se constitua em alicerce para ações e a construção de políticas públicas que objetivem o empoderamento e a ressignificação, por parte daquelas que sofreram e sofrem violência doméstica. De tipo descritiva e natureza quantitativa, utilizou-se de fontes documentais, mais especificamente, as fichas das mulheres atendidas na CERMFL em 2014. Para a análise dos dados, lançou-se mão da estatística descritiva. Assim, pode-se apreender, por meio dos dados quantitativos produzidos, que a violência doméstica é um fenômeno complexo e multifacetado e que, o seu combate, necessita de ações intersetoriais, que só terão maior eficácia se forem realizadas tendo como base informações confiáveis produzidas e compartilhadas pelos diversos atores sociais envolvidos. Desta forma, os dados quantitativos gerados configuram-se como elementos fundamentais para potencializar as resistências das mulheres, via ressignificação e transformação das relações de poder instituídas, frente não apenas as diversas formas de violência, mas também, aos mais distintos tipos de desigualdades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.