Linguagens documentárias e a construção do pensamento crítico
reflexões sobre o tesauro para estudos de gênero e sobre a mulher
Palavras-chave:
SOC, Abordagem Crítica, Participação, Comunidades de PráticaResumo
Este trabalho se referencia no Tesauro para estudos de gênero e sobre mulheres. O objetivo da reflexão é relacionar os aportes das estratégias metodológicas na construção de SOCs, conforme literatura da área, e as contradições apresentadas na elaboração do presente instrumento em relação à sua natureza crítica. Como principal conclusão constata-se que a experiência de construir um Tesauro para estudos de gênero e sobre mulheres evidenciou a necessidade de uma linguagem documentária no campo da crítica feminista, mas ainda permanecem entraves na representação do domínio. A estratégia top-down de construção da estrutura conceitual do Tesauro para estudos de gênero e sobre mulheres resultou na estruturação do mesmo em nove categorias temáticas, contrastando a perspectiva crítica de representação de um novo campo de conhecimento, e reproduzindo o modelo hierárquico do conhecimento científico vigente. De acordo com a literatura, o enfoque bottom-up seria o mais apropriado para uma abordagem crítica do conhecimento que se pauta por não repetir esquemas hegemônicos de representação, e a reflexão aqui proposta avança no sentido de agregar à metodologia bottom-up o conceito de comunidades de prática para operacionalizar SOCs críticos e participativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.