Estudos de análise de cocitação de autores
uma abordagem teórico-metodológica para a compreensão de um domínio
Palavras-chave:
Análise de Domínio, Análise de Cocitação de Autores, Indicadores Relativos de Cocitação, Cosseno de SaltonResumo
Objetiva-se analisar os indicadores absolutos e relativos de cocitação, especialmente o Cosseno de Salton e comparar a contribuição destes indicadores para o entendimento de um domínio, aplicando-os ao universo dos “Estudos Métricos” na base BRAPCI. Busca, ainda, apresentar a rede de cocitações gerada a partir das frequências absolutas e destacar os agrupamentos de autores cocitados, em função dos valores relativos, integrando e explicitando as informações advindas dos dois índices. A análise de domínio, por meio de suas 11 abordagens, entre elas os Estudos Bibliométricos, visa à caracterização e avaliação da ciência, na medida em que permite identificar e analisar as condições pelas quais o conhecimento científico se constrói e se socializa. Nestes estudos, destaca-se a contribuição da análise de citação e de cocitação. Do total de 147 artigos recuperados na base BRAPCI, selecionaram-se os autores citados em pelo menos 11 artigos, em um total de 38 pesquisadores. Geraram-se a matriz simétrica 38 x 38 com as frequências absolutas de cocitação e a matriz com os valores relativos de Cosseno de Salton. Construiu-se a rede de cocitação com os valores de frequências absolutas, por meio do software)Ucinet. Realizou-se a análise de clusters para os dados de valores relativos, utilizando-se o software SPSS. Observaram-se diferenças significativas entre os índices absolutos e relativos, com alguns valores absolutos de cocitação altos. Quando considerados em relação à presença de cada autor, sua significação é diminuída. Quanto à rede gerada, determinaram-se sete grupos, em que somente um se configura por proximidades temáticas e advém de cocitações no sentido original do termo. Cinco grupos apresentam proximidade em indicadores absolutos e relativos. Conclui-se acerca da importância dos estudos de análise de cocitação de autores que associem os dois índices, absolutos e relativos, para visualização e compreensão das estruturas subjacentes de um domínio científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.