Memória e registro das violações aos direitos da criança nos documentos da corte interamericana de direitos humanos
Palavras-chave:
Registros da memória, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Direitos da criançaResumo
O objetivo do artigo é propor referenciais teórico-metodológicos e categorias de análise para classificar a documentação sobre os processos de violação aos direitos da criança, julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Primeiro, apresenta-se a literatura da Ciência da Informação e das Ciências Sociais relativa à memória coletiva e aos registros da memória. Segundo, expõem-se a metodologia e as categorias de análise dos documentos da corte: as sentenças de fundo, de reparação e de monitoramento. A conclusão central é que o registro da memória das violações é fundamental tanto para a instauração dos processos de justiça restaurativa, quanto para a reconstituição da memória histórica dos períodos nos quais as violações ocorreram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.