Disseminação da informação nos websites dos arquivos permanentes e as novas tecnologias de informação e comunicação
Palavras-chave:
Arquivos Permanentes, Web, Acesso à Informação, MobilidadeResumo
Arquivos Permanentes, presentes no campo de atuação da Ciência da Informação, têm como objetivo a guarda, a preservação, a organização, a divulgação e a disseminação de seus acervos documentais, com a finalidade de garantir o acesso às informações por eles custodiadas. Com as tecnologias presentes já na metade do século XX e com o fortalecimento do uso dessas tecnologias na produção digital, a partir dos anos 90 do século XX, mudou-se o enfoque do documento para as informações nele contidas. Desta forma, alguns arquivos permanentes dos estados brasileiros têm se utilizado da Web para cumprir seus objetivos de uma maneira extensiva, pois, nos ambientes digitais eles podem fazê-lo de aneira rápida, simples e dinâmica. Orientados pelo direito ao acesso às informações e aos documentos, hoje garantido por lei a todos os cidadãos e com as possibilidades de acesso proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os Arquivos Permanentes que custodiam os documentos deveriam disponibilizar seus conteúdos documentais a todos que necessitem da informação, inclusive a disponibilização de tais instituições em interfaces móveis que hoje fazem parte da vida dos usuários. Este trabalho teve como objetivo analisar como as informações dos Arquivos Permanentes dos estados brasileiros estão disponibilizadas na Web. A metodologia consistiu em uma investigação teórica baseada nos princípios do Design e Arquitetura da Informação e de nível exploratório, a partir da observação dos sites dos arquivos dos estados brasileiros. Pautamo-nos nas últimas Diretrizes Gerais para a Construção de Websites de Instituições Arquivísticas, elaboradas pelo CONARQ em 2000 e no instrumento de avaliação DaSilva: o primeiro avaliador de acessibilidade em português para Websites. Verificamos como resultados que a maioria dos Arquivos Permanentes dos estados brasileiros, disponíveis na Web, apresenta problemas de complexidade variada. Tais problemas interferem no acesso efetivo à informação constante nos documentos custodiados pelas instituições arquivísticas em diversos níveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.