E-Science
ciência aberta e o regime de informação em ciência e tecnologia
Palavras-chave:
E-Science, Ciência Aberta, Regime de Informação, Produção Colaborativa, Propriedade IntelectualResumo
O trabalho debruça-se sobre as práticas de e-Science e as questões que influenciam sua promoção como ciência “aberta”. Para além dos aspectos tecnológicos que caracterizam essa nova forma de fazer ciência, evidencia-se que as questões de ordem institucional (formais e informais) são as que mais interferem no caráter aberto ou proprietário dessas práticas. Situa-se essa questão no contexto de configuração e disputas no âmbito do atual regime de informação em C&T. O trabalho fundamenta-se em levantamento e discussão da literatura sobre o tema, que contempla tanto o debate teórico-conceitual, como relatos de estudos empíricos sobre essas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.