Gestão do conhecimento científico
proposta de um modelo para a área de ciência da informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Dinâmica do Conhecimento Científico, Modelos de Gestão do Conhecimento, Conhecimento Científico, UniversidadesResumo
As universidades são produtoras de grande volume de conhecimento científico, entretanto, grande parte desse conhecimento não é sistematizada e socializada adequadamente, ocasionando perdas ao desenvolvimento da Ciência e da sociedade. Por isso, observa-se a necessidade da aplicação de métodos, técnicas e ferramentas que propiciem a sistematização e o compartilhamento do conhecimento gerado nesse contexto. Realizou-se um estudo objetivando a elaboração de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico representando as especificidades da área de Ciência da Informação (CI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório foi executado em 5 (cinco) etapas. Partiu-se da fundamentação teórica sobre a temática, definindo-se a metodologia adequada, para compreender a caracterização da área de CI da Unesp e, posteriormente, realizar o levantamento de informações sobre a geração, socialização, apropriação e comunicação do conhecimento científico nesse ambiente para, enfim, elaborar o modelo conceitual de gestão do conhecimento científico. Tal modelo representa os elementos envolvidos na dinâmica do conhecimento científico, servindo de ponto de partida para o planejamento e execução de ações futuras voltadas à gestão do conhecimento científico. O estudo também apresenta um diagnóstico inicial sobre a situação do conhecimento científico na comunidade acadêmica de CI da Unesp.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.