Acessibilidade a museus brasileiros
reflexões sobre a inclusão de surdos
Palavras-chave:
Acessibilidade, Museu, Surdos, Inclusão SocialResumo
Pesquisa sobre acessibilidade de surdos a museus tendo como objetivo discutir a temática na literatura brasileira e seu reflexo na realidade museal. Tem como enfoque a inclusão social, o direito de portadores de deficiências terem acesso ao espaço museal como oportunidade de compreensão de todos os elementos de informações disponíveis, sem barreiras, principalmente as de comunicação e informação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em quatro fontes: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o repositório Benancib que agrega as pesquisas realizadas na Ciência da Informação, e o Portal do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Alguns museus são apontados como experiências bem sucedidas de acesso a pessoas com deficiência. Os resultados apontam para uma lacuna na comunicação científica via periódicos brasileiros, talvez por ser a acessibilidade a pessoas com deficiência um tema relativamente novo e em expansão, dessa forma tem sido mais debatida em eventos científicos de diferentes áreas. Os autores sinalizam a necessidade de desenvolvimento de ações específicas para que qualquer pessoa ao visitar um museu o faça com autonomia, conforto e segurança, e possa explorá-lo e se sentir acolhido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.