Exposições
entre mudanças e permanências
Palavras-chave:
Exposição, Museu, Museologia, ArquiteturaResumo
Neste estudo destaco exposições do Museu de Astronomia e Ciências Afins contemplando a concepção de ambiências, de forma a abordar os desafios e as soluções adotadas para os problemas de ordem programática do edifício no processo de ocupação dos espaços do museu. Nesta análise são apresentadas três propostas museográficas – uma exposição temporária: Brasil, acertai vossos ponteiros! (1990) e duas permanentes: Quatro Cantos de Origem (1995) e Olhar o céu, Medir a Terra (2011) – visando entender o processo de concepção em equipes interdisciplinares e como o discurso temático destas exposições interferem nas soluções apresentadas para as ambiências criadas nestes espaços, assim como a sua atuação destes protagonistas na comunicação com o público do museu. Desta maneira, ao observar os espaços do museu e as exposições pretende-se entender como esta relação se processa e quais os desafios vivenciados pelas equipes e propostas que transformam o panorama da configuração espacial do edifício do museu. Como esta situação se reflete nos desafios contemporâneos a serem enfrentados pela instituição? A resposta pode estar na solução dos problemas de ordem programática do edifício e as orientações dirigidas para o planejamento das atividades museológicas que funcionam nesses espaços, assim como as propostas de concepção de exposições elaboradas para esse fim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.