Aplicação de dados interligados abertos apoiada por ontologia
Palavras-chave:
Ontologias, Dados interligados abertos, Teorias científicas, AplicativoResumo
Aplicações de dados interligados abertos têm se constituído em poderoso instrumento para promover a difusão do conhecimento, na medida em que colocam em contexto informações de naturezas diversas e afins, fornecendo ao receptor um significado estabelecido justamente pelas interações entre essas informações. Nesse cenário, ontologias atuam como um mecanismo conceitual que dará suporte à consistência dessa rede de ligações entre conceitos, e, consequentemente, às aplicações que se proponham a explorá-la. O objetivo desse trabalho é apresentar uma aplicação de dados interligados abertos como prova de conceito, apoiada pelo uso de uma ontologia, com o foco em servir como base para explicitar informações relacionadas a teorias científicas de uma área do conhecimento. A fundamentação teórico-metodológica parte de um levantamento na literatura sobre ontologias relacionadas ao conhecimento científico como apoio para aplicações de dados interligados abertos. Com base nessa fundamentação, tem-se como resultado um exemplo de aplicação real de dados interligados abertos que permite apontar as conexões existentes entre um conjunto de teorias presentes em artigos científicos, as quais versam sobre um mesmo conceito, alvo de um objeto de pesquisa. Esse objeto de pesquisa é referenciado em instâncias na ontologia proposta, a qual pode ser disponibilizada como uma base de dados interligados aberta. Esse exemplo de aplicação permitiu evidenciar possíveis interligações não antecipadas entre as teorias presentes nas instâncias da ontologia e a Dbpedia, bem como responder a uma série de questões com base no modelo da ontologia. Como conclusão, são apontadas evidências da importância do uso de ontologias como uma forma de apoiar aplicações de dados interligados abertos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.