Altmetria
estado da arte
Palavras-chave:
Altmetria, Estudos Métricos da Comunicação Científica, CientometriaResumo
Este trabalho apresenta resultados de dissertação de mestrado que teve como objetivo traçar o estado da arte da altmetria. A altmetria (tradução do inglês altmetrics, contração de alternative metrics – métricas alternativas) é uma área recente dos estudos métricos da informação científica que se ocupa do estudo, da criação e do uso de indicadores relacionados à disseminação de publicações científicas e outros produtos de pesquisa na Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria publicada até 2013, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, analisando as propostas e tendências dos estudos sobre o tema e refletindo sobre a viabilidade das métricas alternativas como ferramentas para análise e avaliação da comunicação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, com o potencial de complementar os estudos métricos tradicionais e contribuir para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.