A análise tipológica como subsídio para construção de vocabulário controlado
o caso do juízo de órfãos do Recife (1824-1889)
Palavras-chave:
Diplomática, Análise tipológica, Análise documentária, Juízo de órfãos, Memorial da Justiça de PernambucoResumo
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um percurso metodológico, unindo-se as técnicas da Tipologia Documental e da Análise Documentária, orientado à compreensão contextual da produção do acervo do Juízo de Órfãos dos oitocentos, a partir da análise comparativa entre processos judiciais similares, mas produzidos em épocas distintas. As balizas temporais para esta pesquisa foram determinadas pela data da criação do Juízo de Órfãos pela legislação brasileira, depois da grande reforma do Judiciário a partir da Constituição de 1824, até a Proclamação da República (1889). O referencial teórico apresentou conceitos, histórico, características, modelos e experiências sobre as temáticas, diplomática, análise tipológica em arquivos e a interseções entre elas, e análise documentária e vocabulário controlado. Na primeira fase do desenvolvimento da metodologia, reconheceu-se o conteúdo informativo do conjunto documental objeto do estudo, a partir de métodos da Tipologia Documental e da Arquivologia. Na segunda fase, identificaram-se as características dos documentos propriamente ditos, aplicando-se os conhecimentos da Análise Documentária, em especial do vocabulário controlado em arquivos. Percebeu-se que, para melhor recuperar as informações contidas na documentação arquivística de caráter permanente é preciso congregar metodologias distintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.