Sistemografia da forma
Palavras-chave:
Teoria da Complexidade, Teoria do Sistema Geral, Jean-Louis Le Moigne, Linguistica Sociocognitiva, História da InformaçãoResumo
Investigam—se principios subjacentes ao processo de modelizacáo compreendido a partir dos estudos desenvolvidos por Jean-Louis Le Moigne, em sua teoría do sistema geral, também denominada teoria da modelizaçäo. Trata-se de uma teoria pioneira sobre a modelizaçäo dos objetos, que prevé a intermediacáo de um objeto artificial desenvolvido pelo pensamento humano — o Sistema Geral — para representar, conceber ou, como prefere o professor francés, sistemografar objetos, sejam eles quais forem, naturais ou artificiais. Corroborando Le Moigne, mostramos que tanto a semántica quanto a etimologia da palavra forma e lexemas derivados (especialmente enformar e enformaeáo) revelam uma percepcao sistémica “naturalizada” no Ocidente desde ha milhares de anos. Emfórma, a “mae” de todos os modelos, encontramos a base experiencial que licencia, conceptualmente, os principais tracos semánticos da modelizacáo de objetos, seja no sentido literal, seja no abstrato; com forma, referimo-nos à representaçäo “Visivel” do objeto que, para Le Moigne, é um dos processadores (além de tempo e espaco) que intervém na representacao. Se “Modelizar é conceber, depois desenhar uma imagem a semelhanca do objeto”, como resume Le Moigne, concluímos, parafraseando-o, que “enformar e conceber umafórma à semelhança do objeto”, base da sistemografia daforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.