Prova documental
inscriçôes e materialidad
Palavras-chave:
Prova documental, Arquivo, Diplomática, História tradicional, História NovaResumo
Estudos desenvolvidos sob o espectro teórico da ciéncia da informacao, sobretudo nos campos da arquivologia e da diplomática, tém no conceito “prova documental” um importante referencial; entretanto, por vezes, tais estudos carecem de subsidios para situar o construto em outras tradiçôes teôricas. Com vistas a trazer uma alternativa a mencionada situaçäo, objetiva-se identificar um panorama de concepçôes de “prova documental” de modo a compreender a influencia do conceito para a constituicao de disciplinas científicas ou, por conseguinte, para o esclarecimento do uso da expressáo relacionado a práticas profissionais e a construçôes teôricas. Para tanto, recorreu-se a teóricos situados no ârnago da “escola” ou do “movimento” francés dos Annales, também conhecido como “história nova”. Abordaram-se: i. papel das inscriçôes para o arquivo e para a diplomática; ii. influencia das inscricóes para a “história tradicional”; iii. expressóes de materialidade no bojo da cultura material. Ao final identificaram—se ao menos tres sentidos de “prova documental” denominados “aprisionamento da palavra37 , É‘representaçäo da realidade” e “legitimaçäo do discurso”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.