Catalogação, formas de representação e construções mentais
Palavras-chave:
Catalogação, Catalogação automatizada, Formas de representação, Marcadores de memóriaResumo
O processo de catalogação, como responsável pela construção de sistemas constituídos por conjuntos de elementos interconectados e combinados de formas de representação cria instrumentos para facilitar o fluxo da informação nos mais diversos ambientes informacionais e é responsável pela apresentação de estruturas que oferecem condições favoráveis de acesso aos códigos formais de representação simbólica e aos canais de transferência da informação, desempenhando com competência a decodificação e a codificação dos códigos e regras utilizados para representar conhecimento e descrever informações, documentos e recursos. O objetivo neste artigo é apresentar: o desafio de transformar dados operacionais em informações consistentes, o papel das formas de representação e as construções mentais para a definição dos marcadores de memória de usuários de catálogos. Apresenta como resultados os marcadores de memória indicados por três categorias de usuários para a descrição de um recurso do tipo livro e aponta a necessidade do trabalho colaborativo e cooperativo na catalogação e a importância de catálogos modelados com foco no usuário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.