Documentação de fé

reflexões sobre ex-­‐votos e a sala das promessas do Santuário Nacional de Aparecida

Autores

  • Luana Maia Woida Faculdade de Tecnologia de Garça
  • Bianca Gonçalves de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Eduardo Ismael Murguia Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-4536-0897

Palavras-chave:

documento, Santuário Nacional de Aparecida, ex-­‐voto

Resumo

O presente artigo propõe a refletir sobre a possibilidade de expandir a reflexão acerca do documento. Para além de uma interpretação da escola francesa, retomando outros autores importantes do campo da Ciência da Informação, o debate visa a expor que dentro do campo religioso católico brasileiro, é possível extrapolar a revisão da ideia do documento apenas restrito a espaços ditos informacionais. O Santuário Nacional de Aparecida abriga uma sala na qual permanecem os ex-­‐votos – objetos lá deixados para pagar ou agradecer por algum milagre recebido pelo devoto. É um espaço de mediação e  ele  mesmo  pode  ser  pensado  como  um  meio,  pelas  possibilidades  de  estabelecer  mediações. No entanto, é um lugar sagrado, profano, catequético, expositivo, informacional,  porém  sem  ter  essa  última  característica  explícita.  O  artigo  inicia  refletindo sobre a sala e caminhando na compreensão do documento, para então finalizar com uma propositura de compreender o objeto votivo como documento de fé, fazendo prova de milagres e graças alcançadas e, além disso, pela positividade que traz consigo materialmente falando e pelo valor documental que o espaço da sala lhe confere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Gonçalves de Souza, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Doutora em História Social pela PUC/SP (2009). Fez estágio de doutoranda na Inglaterra, Universidade de Leicester, no Departamento de Estudos sobre museus (2010). Doutora em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista- UNESP (2012). Professora do Departamento de Sociologia e Antropologia-DSA, da Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília/SP (2011-2013). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UFF - Universidade Federal Fluminense (2014-2017). Pós-doutoranda do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Eduardo Ismael Murguia, Universidade Federal Fluminense

Pesquisador CNPq 2. Possui bacharelado em História pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru (1981), Post Graduate Diploma in Information Work at the Leeds Polytecnich (1987), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós doutorado plo Instituto Brasileiro de Informação e Ciêcnia e Tecnologia (2010). Atualmente é professor efetivo, adjunto I, do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense (UFF); e do PPGB da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e Documentação, atuando principalmente com colecionismo, memória e e história da Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Woida, L. M., Souza, B. G. de, & Murguia, E. I. (2012). Documentação de fé: reflexões sobre ex-­‐votos e a sala das promessas do Santuário Nacional de Aparecida. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/280

Edição

Seção

Artigos Científicos