Documentação de fé
reflexões sobre ex-‐votos e a sala das promessas do Santuário Nacional de Aparecida
Palavras-chave:
documento, Santuário Nacional de Aparecida, ex-‐votoResumo
O presente artigo propõe a refletir sobre a possibilidade de expandir a reflexão acerca do documento. Para além de uma interpretação da escola francesa, retomando outros autores importantes do campo da Ciência da Informação, o debate visa a expor que dentro do campo religioso católico brasileiro, é possível extrapolar a revisão da ideia do documento apenas restrito a espaços ditos informacionais. O Santuário Nacional de Aparecida abriga uma sala na qual permanecem os ex-‐votos – objetos lá deixados para pagar ou agradecer por algum milagre recebido pelo devoto. É um espaço de mediação e ele mesmo pode ser pensado como um meio, pelas possibilidades de estabelecer mediações. No entanto, é um lugar sagrado, profano, catequético, expositivo, informacional, porém sem ter essa última característica explícita. O artigo inicia refletindo sobre a sala e caminhando na compreensão do documento, para então finalizar com uma propositura de compreender o objeto votivo como documento de fé, fazendo prova de milagres e graças alcançadas e, além disso, pela positividade que traz consigo materialmente falando e pelo valor documental que o espaço da sala lhe confere.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.