Análise do ambiente SIS médicos e a cultura a partir da arquitetura da informação
enfocando o sistema de organização
Palavras-chave:
A medicina na era da informação, Médicos de Portugal, Médicos da Bahia, Base de dados, Arquitetura da Informação, SiS Médicos e a CulturaResumo
Apresenta uma análise da base de dados Sis Médicos e a Cultura a partir da Arquitetura da Informação (AI), mais especificamente o sistema de organização, diante da evolução/mudança que nos é imposta pelas recentes tecnologias, ao observamos que a primeira interface possuia pouca interação entre o usuário/pesquisador com os dados armazenados na base. Exibe a base de dados desenvolvida como elemento resultante de pesquisa de pós-doutorado, alimentado por uma pesquisa em torno da vida, obra, pensamento e acervos pessoais de médicos que produziram para além da medicina, entre egressos de faculdades de medicina de Portugal e da Bahia (Brasil). Discute teoricamente a organização da informação e AI (sistema de organização) para subsidiar a pesquisa no bojo da medicina na era da informação. A partir de um percurso metodológico constituído por uma pesquisa aplicada e bibliográfica, campo de estudo - o ambiente digital SiS Médico e a Cultura - com abordagem de coleta de dados qualitativa, objetiva-se analisar essa base de dados tendo em vista a AI. Descreve, da análise do mencionado ambiente digital, com base no sistema de organização da AI, sugestões para adoção de novas estruturas taxonômicas, organizações subjetivas: assuntos e público-alvo; e organizações exatas: alafabética, geográfica e cronológica. Conclui-se que este estudo representa o primeiro de uma série de análises a serem feitas a luz da AI, apresentando outras possibilidades e demonstrando panorama que respeitou caraterísticas peculiares desse tipo de informação: histórico – temporal – geográfico, confirmando que a organização cronológica e geográfica foram destacadas. Espera-se também que estudos como este sejam realizados, apresentando-nos modelos de organização de ambientes digitais, para que, no futuro, seja adotada linguagem documentária por meio da coleta de dados oferecidos pela AI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.