Biblioteca pública, memória e discursos identitários
uma leitura sócio-histórica dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
Palavras-chave:
Biblioteca pública, Memória social, Discurso identitário, Biblioteca Mário de Andrade, Projeto Memória Oral, Estudo de usuáriosResumo
O presente artigo analisa a participação das bibliotecas públicas no processo de edificação de memórias sociais compartilhadas relacionalmente e sua contribuição para a conformação de discursos identitários tanto do lugar onde se inserem quanto dos usuários que as frequentam/frequentaram a partir de uma perspectiva representacional. Quadro de sentido composto por meio da análise de um conjunto de depoimentos e relatos de vida coletados e disponibilizados ao público pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade, programa que visa aprofundar o entendimento acerca da história da instituição e melhor compreender seus caminhos e descaminhos no âmbito da vida cultural paulistana. No geral, tais relatos permitem que o depoente em foco reflita sobre sua formação enquanto sujeito histórico e sobre as relações que mantém/manteve com a cidade sede da biblioteca (atividades, estratégias de mobilização e relações prático-afetivas). Possibilita ainda abordar questões referentes ao lugar ocupado pela Biblioteca Mario de Andrade (BMA) – dimensões históricas, simbólicas e estruturais – em todo esse processo formativo-relacional. Amparado por uma análise sócio-histórica dos depoimentos, a memória social e o discurso identitário erigidos em torno e a partir da BMA pôde ser revelado através da associação dos eventos, situações e representações que aparecem de maneira recorrente nas falas dos entrevistados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.