Fraseologia oiticiana desvenda o labirinto
categorias documentais de Hélio Oiticica aplicadas à sua produção artística
Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Informação em Arte, Termos e Conceitos Artísticos, Fraseologia Oiticiana, Indexação e Recuperação da Informação ArtísticaResumo
No contexto da Informação em Arte a pesquisa estudou designações e interpretações dadas por Hélio Oiticica (HO) para suas obras e respeitando o espírito do autor, que estabeleceu uma proposta original no Campo das Artes, delineou a Fraseologia Oiticiana abrangendo identificação, definição, categorização da produção artística. Objetivo da pesquisa: identificar, analisar no ambiente de “invenção” de Oiticica segundo o entendimento de Discurso/Documento da Arte e Discurso/Documento sobre Arte sua fraseologia e harmonizar termos, conceitos, obras/inventos, critérios na relação produção e definições, visando contribuir para compreensão das suas propostas e para normalização terminológica aplicada a indexação/recuperação da informação estética. A metodologia incluiu análise da produção artística e teórica de HO e dos estudos teóricos sobre sua obra com acesso ao arquivo pessoal do artista. A análise e a interpretação do pensamento e da produção deste artista permitiram estabelecer, a partir do conjunto terminológico pesquisado, fraseologia oiticiana, o critério usado por Hélio Oiticica (sua metodologia) para determinar a classificação dos termos e conceitos componentes do que se pode reconhecer como catalogação ‘oiticiana’, um modelo conceitual e operatório aplicável para disseminação da obra/vivência de HO nos Museus e Instituições que enfocam sua pesquisa artística, objeto de renome internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.