Comunicação científica e museus do ministério da ciência tecnologia e inovação

tipologia e visibilidade da produção científica dos pesquisadores bolsistas do CNPq

Autores

  • Carlos Cândido de Almeida Universidade Estadual Paulista
  • Tania Chalhub Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Alegria Celia Benchimol Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia https://orcid.org/0000-0003-0920-992X
  • Claudia Guerra Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:

Produtividade, Museu, Pesquisadores bolsistas

Resumo

Pesquisa descritiva da produção científica dos pesquisadores dos dois museus vinculados ao Ministério  da  Ciência  Tecnologia  e  Inovação,  Museu  Paraense  Emílio  Goeldi  e  Museu  de  Astronomia e Ciências Afins. O objetivo geral é analisar a tipologia e a visibilidade da comunicação científica dos pesquisadores com Bolsa Produtividade em Pesquisa vinculados a museus do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Foram analisados 458 trabalhos entre  2007  e  2011  de  17  pesquisadores.  Esta  produção  foi  identificada  nos  currículos  veiculados na Plataforma Lattes. A maioria da produção dos pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi é de artigos (58%) enquanto que a dos pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins tem nos capítulos de livros (37%) e nos artigos (30%) os canais preferenciais  para  comunicação  científica.    Para  a  análise  da  visibilidade  da  produção  dos  pesquisadores foram examinados os periódicos nos quais houve maior número de artigos publicados. Os resultados apontam para boa visibilidade dos periódicos científicos utilizados pelos  pesquisadores  estudados  uma  vez  que  a  maioria  está  indexada  nas  principais  bases  internacionais, e a maioria dos periódicos utilizados como canal de comunicação científica é de editoras internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Chalhub, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pós-doutorado em Ciência da Informação no IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em 2011. Concluiu doutorado pela University of Minnesota (1995), o mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e graduação pela Universidade Federal Fluminense (1982). Professora Adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Núcleo de Educação Online (NEO) desenvolvendo material para educação online das disciplinas Tecnologias de Informação e Comunicação e Investigação Científica I e II. Responsável pela construção do Repositório Digital Bilíngue. Tem experiência em Pesquisa Social, especialmente nas áreas da Educação e Ciência da Informação com foco em acesso livre à produção científica e políticas institucionais de informação. Atualmente está desenvolvendo pesquisas sobre acessibilidade e inclusão de surdos.

Alegria Celia Benchimol, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi desde 2003 na área de Documentação , com ênfase em acervo científico. Foi Curadora da Coleção Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi em 2009 e 2010. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Trabalho Museu, Patrimônio e Informação (GT9) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Professor Permanente do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI).

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Almeida, C. C. de, Chalhub, T., Benchimol, A. C., & Guerra, C. (2012). Comunicação científica e museus do ministério da ciência tecnologia e inovação: tipologia e visibilidade da produção científica dos pesquisadores bolsistas do CNPq. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/272

Edição

Seção

Artigos Científicos