Comunicação científica e museus do ministério da ciência tecnologia e inovação
tipologia e visibilidade da produção científica dos pesquisadores bolsistas do CNPq
Palavras-chave:
Produtividade, Museu, Pesquisadores bolsistasResumo
Pesquisa descritiva da produção científica dos pesquisadores dos dois museus vinculados ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Museu Paraense Emílio Goeldi e Museu de Astronomia e Ciências Afins. O objetivo geral é analisar a tipologia e a visibilidade da comunicação científica dos pesquisadores com Bolsa Produtividade em Pesquisa vinculados a museus do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Foram analisados 458 trabalhos entre 2007 e 2011 de 17 pesquisadores. Esta produção foi identificada nos currículos veiculados na Plataforma Lattes. A maioria da produção dos pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi é de artigos (58%) enquanto que a dos pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins tem nos capítulos de livros (37%) e nos artigos (30%) os canais preferenciais para comunicação científica. Para a análise da visibilidade da produção dos pesquisadores foram examinados os periódicos nos quais houve maior número de artigos publicados. Os resultados apontam para boa visibilidade dos periódicos científicos utilizados pelos pesquisadores estudados uma vez que a maioria está indexada nas principais bases internacionais, e a maioria dos periódicos utilizados como canal de comunicação científica é de editoras internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.