Aspectos reputacionais dos sistemas de avaliação da produção científica no campo da ciência da informação
Palavras-chave:
Campo científico, Sistema reputacional, Capital científico, Sistemas de avaliação da produção científicaResumo
O artigo trata da articulação entre as matrizes teóricas do campo científico de Pierre Bourdieu e dos sistemas reputacionais próprios da avaliação da produção científica, de Richard Whitley. Tal fundamentação foi aplicada aos instrumentos de reputação produzidos pelas duas maiores agências capitalizadoras do capital científico no Brasil, a Capes e o CNPq. Foram analisados os instrumentos de avaliação dos programas de pós-‐graduação em Ciência da Informação formulados pela Capes e os critérios de concessão de Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq. A análise se delineou em dois planos: a Capes no plano institucional e o CNPq no plano individual dos agentes do campo. Foram discutidos os critérios e as estratificações do sistema de avaliação Qualis da Capes, além dos critérios e ponderações relativos à avaliação dos programas de pós-‐graduação da Ciência da Informação. Também foram analisados os critérios para concessão de bolsa de produtividade do CNPq e caracterizados, por nível e região, os 47 bolsistas de produtividade em pesquisa da Ciência da Informação. A vinculação da fundamentação teórico-‐metodológica com a pragmática das ações dos sistemas de avaliação da produção científica no campo da Ciência da Informação se constitui como um solo fértil de pesquisa para o campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.