Aspectos reputacionais dos sistemas de avaliação da produção científica no campo da ciência da informação

Autores

Palavras-chave:

Campo científico, Sistema reputacional, Capital científico, Sistemas de avaliação da produção científica

Resumo

O  artigo  trata  da  articulação  entre  as  matrizes  teóricas  do  campo  científico  de  Pierre  Bourdieu e dos sistemas reputacionais próprios da avaliação da produção científica, de Richard Whitley. Tal fundamentação foi aplicada aos instrumentos de reputação produzidos pelas duas maiores agências capitalizadoras do capital científico no Brasil, a Capes e o CNPq. Foram analisados os instrumentos de avaliação dos programas de pós-­‐graduação em Ciência da Informação formulados pela Capes e os critérios de concessão de Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq. A análise se delineou em dois planos: a Capes no plano institucional e o CNPq no plano individual dos agentes do campo. Foram discutidos os critérios e as estratificações do  sistema  de  avaliação  Qualis  da  Capes,  além  dos  critérios  e  ponderações  relativos  à  avaliação dos programas de pós-­‐graduação da Ciência da Informação. Também foram analisados os critérios para concessão de bolsa de produtividade do CNPq e caracterizados, por nível e região, os 47 bolsistas de produtividade em pesquisa da Ciência da Informação. A vinculação  da  fundamentação  teórico-­‐metodológica  com  a  pragmática  das  ações  dos  sistemas de avaliação da produção científica no campo da Ciência da Informação se constitui como um solo fértil de pesquisa para o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicios Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Especializando-se em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia (2011-2013). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atua com foco nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.

Nanci Elizabeth Oddone, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde desde 2016 chefia o Departamento de Biblioteconomia (DEPB). Atua como docente na graduação e na pós-graduação em Biblioteconomia. Desenvolve a pesquisa "A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica". Contribui como parecerista regular de periódicos acadêmicos e agências de fomento à pesquisa. Participa da Comissão de Criação do Capítulo Brasil da ASIS&T Association for Information Science and Technology, uma iniciativa do PPGGOC/ECI/UFMG, e também do Conselho Consultivo dos periódicos Informação & Informação e Perspectivas em Ciência da Informação. Entre agosto/2008 e julho/2009 foi professora visitante na Escola de Direito da Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido, conduzindo estudos interdisciplinares sobre o regime internacional de direito autoral e suas implicações econômicas, políticas e ideológicas. Foi membro do Conselho Fiscal do Capítulo Brasil da ISKO International Society for Knowledge Organization entre 2009 e 2013. Participou do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional de 2011 a 2013. Integrou a Comissão da Área das Ciências Sociais Aplicadas I (Comunicação e Informação) na Avaliação Trienal da Capes de 2010. A professora pode ser encontrada no endereço neoddone [@] unirio [.] br.

Anderson Luis da Paixão Café, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Ciência da Informação, pela mesma universidade, Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação, também, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou orientando pesquisas acadêmicas no Bacharelado em Administração Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), oportunidade na qual organizou, junto com colegas servidores públicos federais, a coletânea intitulada ?A gestão pública na visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais?. Desde o mestrado, reflete e escreve textos acadêmicos para congressos e periódicos científico sobre os temas comunicação científica, indicadores de avaliação da produção científica e estudos métricos da informação. No doutorado, teve a oportunidade de aprofundar-se na discussão sobre o produtivismo acadêmico, cujo resultado foi sua tese de doutorado defendida sob o título ?o controle e a regularidade na produção e na difusão de conhecimento no campo científico interdisciplinar?. Atualmente, é servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desenvolvendo suas atividades na área de gestão de documentos públicos e pesquisador do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), estudando sobre o ensino e o autoconhecimento na educação básica.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Vitorino, E. V., Menezes, V. S. de, Oddone, N. E., & Café, A. L. da P. (2012). Aspectos reputacionais dos sistemas de avaliação da produção científica no campo da ciência da informação. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/270

Edição

Seção

Artigos Científicos