A inserção e o impacto internacional da pesquisa brasileira em “estudos métricos”

uma análise na base Scopus

Autores

Palavras-chave:

Estudos  Métricos, Inserção  da  pesquisa  brasileira, Impacto  da  pesquisa brasileira

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a contribuição científica brasileira no tema “estudos métricos” para a ciência mainstream, por meio dos periódicos indexados na base Scopus, a fim de visualizar a inserção e o impacto internacional na área. Mais especificamente, propõe-se estudar diacronicamente as pesquisas, identificar os autores mais produtivos e a rede de colaboração científica gerada entre eles e identificar também os periódicos nos quais a produção tem sido disseminada. Fundamenta-se nos três principais grupos-alvo da bibliometria atual, conforme perspectiva de Glänzel (2003), e no impacto das pesquisas brasileiras na comunidade internacional por meio das citações recebidas. Encontraram-se 263 artigos e construíram-se tabelas relativas ao estudo diacrônico, pesquisadores e periódicos mais destacados, analisando-se a inserção nos grupos-alvo, o número de artigos, o número de citações e a média de citações. Como resultados, destacaram-se pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Todos os pesquisadores permeiam a aplicação dos “estudos métricos” às diversas áreas da ciência, com destaque para as áreas de saúde e biológicas. São menos contempladas as pesquisas que buscam desenvolver e debater a bibliometria como metodologia, contribuindo com o seu próprio desenvolvimento conceitual-teórico-metodológico, bem como aquelas destinadas a contribuir, avaliar e orientar políticas científicas. Conclui-se sugerindo políticas científicas e acadêmicas que estimulem os pesquisadores a publicar em periódicos indexados em bases internacionais, a fim de internacionalizar a ciência brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Claudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Desde 1990, é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Campus de Marília no período de junho de 2013 a maio de 2017. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Métricos em Informação, Bibliometria, Estatística Aplicada e Lógica estendida por quantificadores generalizados.

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Livre_Docente na área de "Estudos Bibliométricos" a partir de setembro de 2013, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de |Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967) e graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Osvaldo Cruz-SP (1973), Atualmente pertence ao quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na linha de Pesquisa Produção e Organização da Informação, ministra a disciplina Estudos Métricos em Informação. É coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos métricos da Informação" , vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, indicadores absolutos e normalizados, especialmente no âmbito dos Estudos Bibliométricos e Cientométricos.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Pinto, D. M., Santos, M. dos, Grácio, M. C. C., & Oliveira, E. F. T. de. (2012). A inserção e o impacto internacional da pesquisa brasileira em “estudos métricos”: uma análise na base Scopus. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/269

Edição

Seção

Artigos Científicos