A inserção e o impacto internacional da pesquisa brasileira em “estudos métricos”
uma análise na base Scopus
Palavras-chave:
Estudos Métricos, Inserção da pesquisa brasileira, Impacto da pesquisa brasileiraResumo
Esta pesquisa objetiva analisar a contribuição científica brasileira no tema “estudos métricos” para a ciência mainstream, por meio dos periódicos indexados na base Scopus, a fim de visualizar a inserção e o impacto internacional na área. Mais especificamente, propõe-se estudar diacronicamente as pesquisas, identificar os autores mais produtivos e a rede de colaboração científica gerada entre eles e identificar também os periódicos nos quais a produção tem sido disseminada. Fundamenta-se nos três principais grupos-alvo da bibliometria atual, conforme perspectiva de Glänzel (2003), e no impacto das pesquisas brasileiras na comunidade internacional por meio das citações recebidas. Encontraram-se 263 artigos e construíram-se tabelas relativas ao estudo diacrônico, pesquisadores e periódicos mais destacados, analisando-se a inserção nos grupos-alvo, o número de artigos, o número de citações e a média de citações. Como resultados, destacaram-se pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Todos os pesquisadores permeiam a aplicação dos “estudos métricos” às diversas áreas da ciência, com destaque para as áreas de saúde e biológicas. São menos contempladas as pesquisas que buscam desenvolver e debater a bibliometria como metodologia, contribuindo com o seu próprio desenvolvimento conceitual-teórico-metodológico, bem como aquelas destinadas a contribuir, avaliar e orientar políticas científicas. Conclui-se sugerindo políticas científicas e acadêmicas que estimulem os pesquisadores a publicar em periódicos indexados em bases internacionais, a fim de internacionalizar a ciência brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.