A clínica da atividade viabilizando o grupo como um dispositivo de análise do trabalho docente universitário
Palavras-chave:
Trabalho docente universitário, Clínica da atividade, Grupo como dispositivo de análise coletiva da atividade de trabalhoResumo
Objetiva socializar uma das fases da pesquisa que colocou em análise o trabalho docente em uma universidade federal brasileira do ponto de vista da atividade laboral: a composição de um grupo de referência que funcionou como dispositivo dialógico, integrando 27 professores das áreas de Administração de Empresas, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Economia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Narra, ainda, o primeiro encontro do grupo de uma série de seis encontros, tendo como aporte teórico-‐metodológico a Clínica da Atividade e a Autoconfrontação Cruzada, idealizadas pelos franceses Yves Clot e Daniel Faïta. Os resultados apontam que o percurso de constituição do grupo de docentes disposto a analisar o seu trabalho significou, já naquele instante, instigar discussões, debates, opiniões sobre o tema em questão. Conclui-‐se que analisar o trabalho do ponto de vista da atividade laboral é uma estratégia importante para a ampliação do poder de agir dos trabalhadores. Sugere-‐se, nesse sentido, a continuidade das análises do trabalho docente universitário do ponto de vista da atividade, mas, para que isso ocorra, deve haver disponibilidade dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.