Informação orgânica como insumo estratégico para a tomada de decisão em ambientes competitivos

estudo nas empresas do setor varejista situadas na cidade de Marília/SP

Autores

Palavras-chave:

nformação Orgânica, Informação Orgânica, Informação Arquivística, Processo Decisório, Modelos de Tomada de Decisão, Ambiente Empresarial

Resumo

O  foco  desta  pesquisa  centra-­‐se  na  produção,  compartilhamento  e  uso  da  informação  orgânica no âmbito do processo decisório empresarial. A informação na economia atual tornou-­‐se  fonte  de  valor  para  as  organizações.  A  informação  orgânica  é  produzida  no  ambiente interno da organização sendo produto das atividades desempenhadas no exercício  de  suas  funções.  Conhecer  os  elementos  que  envolvem  esse  processo  auxilia  enormemente os gestores, visto que o processo decisório é permeado de conflitos e diferente  percepções.  A  informação  orgânica,  portanto,  pode  reduzir  esses  conflitos  em  contextos organizacionais, pois reduz a incerteza, propicia mais segurança e maior confiabilidade ao processo decisório, além de dinamizar o tempo das pessoas envolvidas no processo. O universo pesquisado foi constituído das empresas afiliadas a Rede Construnova, do segmento de material de construção, situada nas cidades da região de Marília, Estado de São Paulo, pois se configura em um segmento importante que influencia a economia local e regional.  Os  procedimentos  metodológicos  utilizados  se  alicerçaram  na  abordagem  qualitativa cujo método refere-­‐se à pesquisa descritiva e exploratória. Analisou-­‐se de que forma a informação orgânica atua no processo decisório do universo pesquisado, a fim de verificar  os  elementos  teóricos  e  aplicados  para  sua  consolidação  como  fonte  de  recurso  estratégico. Pelo exposto, o estudo aponta a deficiência da percepção da importância das informações  do  tipo  orgânica  como  subsídio  ao  processo  decisório  e,  também,  como  recurso estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lousada, Universidade Estadual Paulista

Professora Adjunto do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa Fundamentos e Perspectivas Arquivísticas. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Foi bolsista Capes de estágio de doutorado na Universidad de Salamanca (Espanha). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista FAPESP no mestrado e de iniciação científica pela agência de fomento CNPq. Foi arquivista na Força Aérea Brasileira (2013-2015).

Marta Ligia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional'. Coordena o projeto de pesquisa 'Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais'. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Pimenta, F. P., Silva, C. H., Guimarães, M. C. S., Lousada, M., & Valentim, M. L. P. (2012). Informação orgânica como insumo estratégico para a tomada de decisão em ambientes competitivos: estudo nas empresas do setor varejista situadas na cidade de Marília/SP. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/264

Edição

Seção

Artigos Científicos