Universo de ciência e tecnologia
organização e representação em classificações do conhecimento
Palavras-chave:
Classificação do conhecimento, Áreas de Ciência e Tecnologia, Organização e representação do conhecimentoResumo
Os mesmos objetos e ideias podem ser classificados de formas diferentes em função de necessidades de sistematização para recuperação da informação. O objetivo geral é analisar classificações do conhecimento, buscando identificar a existência, ou não, de padrões de organização e representação do universo da ciência e tecnologia. O objetivo específico é identificar semelhanças e diferenças das classificações quanto à estrutura hierárquica e quanto a nomeações de grandes áreas e áreas do conhecimento. O trabalho apoiou-‐se nas abordagens teóricas de classificações bibliográficas e de análise de assuntos, de análise de domínio e de interdisciplinaridade. A metodologia de coleta e de tratamento dos dados privilegiou o aspecto de abrangência geográfica, tanto internacional quanto nacional, assim como os diferentes propósitos de construção e o uso das classificações. Os resultados revelaram a existência de padrão epistemológico das classificações do conhecimento na definição de grandes áreas e na ordenação de áreas nos campos clássicos das ciências exatas e naturais, mas apresentaram diversificações quanto à agregação e à nomeação das ciências humanas, sociais e humanidades. Foram também identificados artifícios de ordem prática na representação das áreas interdisciplinares e gerais. Conclui-‐se que uma investigação de natureza exploratória, descritiva e qualitativa traz subsídios teóricos e práticos relevantes para a área de organização e representação no contexto da Ciência da Informação e para a identificação de lacunas, semelhanças e diferenças de representação de uma mesma área do conhecimento, o que pode contribuir para atualização e adequação de classificações do universo do conhecimento em ciência e tecnologia, em âmbito nacional e internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.