Informação segundo Niklas Luhmann

base teórica para uma “ciência do informar-se”

Autores

  • Leonardo Barbosa de Moraes Fundação João Pinheiro
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Gonzalez Souza Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2004-353X

Palavras-chave:

Teoria de sistemas, Autopoiesi, Epistemologia da Ciência da Informação

Resumo

No âmbito de sua oniabarcadora teoria de sistemas, Niklas Luhmann (2010 [1995]) recusou a “metáfora da transferência de informação”, conceito hegemônico desde a “teoria da comunicação” de Claude Shannon (1948), o que o colocou em uma “posição minoritária” em relação à pesquisa acadêmica de sua época. No esforço de erigir “um edifício suficientemente complexo, capaz de servir de contraste ao que foi obtido pela tradição”, Luhmann propôs então um conceito de informação substitutivo, que é aqui interpretado à luz de argumentos linguísticos. Concluímos que, para Luhmann, informação é tanto a própria “ação de informar-se” quanto o “resultado ou efeito” dessa ação, que deve ser compreendida no sentido de “instrução de processos”. Consideramos, por fim, que seus conceito e teoria são capazes de expandir os horizontes epistemológicos da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gonzalez Souza, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2013), mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2007), graduação em Matemática/Informática pela UFRJ (1988). Participa dos grupos de pesquisa do CNPq: Filosofia e Política da Informação (IBICT) e Comunicação e Divulgação Científicas (IBICT). É tecnologista do Museu do Meio Ambiente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Ciência da Informação, Linguística, Banco de Dados, Coleções Botânicas, Informática para Biodiversidade, Divulgação Científica, História da Ciência, Cinema. ||| Doctor in Information Science (PPGCI IBICT/UFRJ, 2013), Master degree in Botanic (Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2007), Graduation in Informatics (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988). Has experience in Information Science, Popularization of Science, History of science, Linguistics, Botanical Collections.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Moraes, L. B. de, Barbosa, R. R., & Souza, M. G. (2018). Informação segundo Niklas Luhmann: base teórica para uma “ciência do informar-se”. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/202

Edição

Seção

Artigos Científicos