Santuário de gente
a Biblioteca Privada de José Simeão Leal
Palavras-chave:
Escrita de si, Biblioteca privada, MemóriaResumo
O artigo reflete a biblioteca privada pessoal como espaço de construção memorialística e matéria de uma escrita de si, a partir da análise da biblioteca privada de José Simeão Leal, leitor ávido, cheio de ritos e gestos. Toma como arcabouço teórico metodológico os pressupostos foucaultianos da Escrita de Si enquanto fontes autobiográficas que intencionalmente revelam a trajetória do colecionador no meio editorial, artístico, político, literário e cultural. Adotou-se ainda, os princípios da pesquisa documental de Aróstegui (2006) associada à teoria indiciária de Ginzburg (2002). Os resultados apontam que coisas materiais quando lidas, inscrevem-se na materialiadidade dos discursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.