Santuário de gente

a Biblioteca Privada de José Simeão Leal

Autores

  • Mônica Maria Pádua Souto da Cunha Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Mascarenhas e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Bernardina Maria Juvenal Freire Universidade Federal da Paraiba https://orcid.org/0000-0002-6836-3102

Palavras-chave:

Escrita de si, Biblioteca privada, Memória

Resumo

O artigo reflete a biblioteca privada pessoal como espaço de construção memorialística e matéria de uma escrita de si, a partir da análise da biblioteca privada de José Simeão Leal, leitor ávido, cheio de ritos e gestos. Toma como arcabouço teórico metodológico os pressupostos foucaultianos da Escrita de Si enquanto fontes autobiográficas que intencionalmente revelam a trajetória do colecionador no meio editorial, artístico, político, literário e cultural. Adotou-se ainda, os princípios da pesquisa documental de Aróstegui (2006) associada à teoria indiciária de Ginzburg (2002). Os resultados apontam que coisas materiais quando lidas, inscrevem-se na materialiadidade dos discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardina Maria Juvenal Freire, Universidade Federal da Paraiba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação em Ciência da Informação leciona a disciplina Memória e Identidade. Atua ainda junto ao Programa de Pós-Graduação em Organizações Aprendentes (MPGOA) ministrando a Disciplina Pesquisa Qualitativa. Orientadora nos dois Programas em nível de mestrado e Doutorado. EX- Vice-coordenadora do MPGOA. Na graduação atua como professora dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, especificamente nas disciplinas de: História da Leitura e dos Registros do Conhecimento; Representação Descritiva da Informação Arquivística II (Documentos Especiais) e Legislação Arquivística. Experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura. Na pós-graduação atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória; Escrita de si; Redes sociais e Memória literária. Ex-coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação (ANCIB); Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba e Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Cunha, M. M. P. S. da, Silva, F. M. e, & Freire, B. M. J. (2018). Santuário de gente: a Biblioteca Privada de José Simeão Leal. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/199

Edição

Seção

Artigos Científicos