Navio-museu Bauru e informação
trajetória histórica e musealização sob o foco da documentação museológica1
Palavras-chave:
Navio-Museu, Patrimônio histórico, Musealização, Documentação museológica, Informação em museusResumo
O tema enfoca o Contratorpedeiro de Escolta (CTE) Bauru e sua qualificação pela Marinha do Brasil como Navio-Museu. A fundamentação teórica tratou-o à luz dos conceitos de: Patrimônio, Monumento Histórico da Marinha; Musealização/Museu, Patrimônio Musealizado/Navio-Museu; Objeto Musealizado/Documento de Museu (Documentação Museológica), Objeto Museológico em exibição/Exposição. O Bauru integra o conjunto musealizado do Espaço Cultural da Marinha em contexto de Exposição (visitação) e de Informação e Comunicação em Museus. Objetivos da pesquisa: analisar no panorama da Musealização a transformação do navio Aviso Oceânico em Museu Flutuante (1976-1982), motivos e ações relacionadas aos atores sociais responsáveis pelo processo; analisar a exposição implantada desde a inauguração do Navio-Museu comparando aspectos informacionais/comunicacionais disseminados ao motivo pelo qual a Marinha do Brasil preservou o equipamento da 2ª Guerra Mundial e desenhar proposta expositiva conforme parâmetros ditados pela Musealização. As fontes e a metodologia conjugaram documentos de natureza militar e civil (textuais, imagéticos), depoimentos, inclusive, de oficiais veteranos de guerra, e a ‘leitura’ do Bauru teve base interpretativa em modelo para Documentação Museológica. Os resultados apontaram que a mensagem expositiva do Museu não representava para o visitante nem a condição tecnológica da construção naval nem a atuação militar deste navio e único modelo remanescente da 2ª Guerra. A nova proposta para exposição narra a história do Bauru segundo a unidade informacional consolidada em dados intrínsecos (físicos) e extrínsecos (documentais e contextuais), fundamentada em elenco de atributos, significações culturais que o navio-documento expressa, desdobrados em Institucionais – sentido de nação/identidade/pertencimento; tradições e práticas navais; táticas de guerra; Sociais – representando grupo profissional/social; comportamentos e condutas, efeitos da guerra; bravura. Embora a materialidade do navio Bauru possa ‘corporificar’ o episódio que se desejou preservar, a Documentação Museológica e a Informação em Museus têm por efeito registrar e disseminar a estratégica atuação da Marinha do Brasil no conflito mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.