Informação especial no museu-acessibilidade

a inclusão social da pessoa com deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Informação especial e museu, Acessibilidade em museu, Museu e inclusão social, Museu inclusivo e pessoa com deficiência visual, Tecnologia assistiva e museu

Resumo

O artigo aborda o tema da inclusão social da pessoa com deficiência visual no espaço museológico, a Acessibilidade, tendo como apoio teórico os estudos relativos à Informação Especial e ao uso da Tecnologia Assistiva. Os objetivos focalizaram identificar e analisar o atendimento a este segmento de público visitante do Museu nas áreas físicas de circulação (visitação presencial) e nos espaços web (visitação virtual). O estudo de caso desenvolvido selecionou três Museus de significativa expressão no cenário brasileiro, localizados na cidade do Rio de Janeiro e com enfoques diferenciados de especialidade temática: Museu Histórico Nacional, MHN (História); Museu Nacional de Belas Artes, MNBA (Artes); Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, (Ciências). Ao lado da análise de fontes nacionais e internacionais dedicadas ao tema da acessibilidade a pesquisa também incluiu: dados de levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM (fonte oficial do campo museológico); visitação aos espaços físicos dos três Museus aplicando-se formulário elaborado pela pesquisa para diagnóstico das condições oferecidas para atendimento nos locais e, ainda, visitação aos museus virtuais (sites na internet) com aplicação de modelo de uso internacional para testar o padrão de acessibilidade. A interpretação dos resultados obtidos nos dois espaços dos Museus apontou carências nas condições de atendimento para a visitação museológica do segmento de público com deficiência visual. Tal fato vem indicar que, embora já esteja em foco no campo da Museologia o debate sobre o denominado Museu Inclusivo, no momento e nos Museus pesquisados, existe um hiato entre o discurso e a prática da inclusão. Inclusive, verificado pela dificuldade de encontrar fontes de consulta tratando do uso das modernas propostas a cargo da Informação Especial e da Tecnologia Assistiva, modelos conceituais e práticos que definem o desenho da acessibilidade que conduz à inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Fátima Berquó Carneiro Ferreira, Instituto Benjamin Constant

Doutora em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da UNIRIO/MAST, 2016; Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2015; Mestre em Museologia e Patrimônio pelo (PPG-PMUS) da UNIRIO/MAST, 2011; Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ, 1998; Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UERJ, 1996; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC), Centro de Referência Nacional na Área da Deficiência Visual de 12/1993 até 02/2018;Áudio-descritora; Coordenou a Áudio-descrição do IBC de 2012 a 2018; Colaboradora em audiodescrição do Programa Especial da TV BRASIL de 2009 até set. 2016, tendo reiniciado em ago.2017 esta colaboração.

Diana Farjalla Correia Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação: Museologia: Museus Artísticos (1975) e Museus Históricos (1976), MHN/UFRJ; - Pós-graduação: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais (1977) INDIPO/FGV, RJ; - Especialização: História da Arte e Arquitetura no Brasil (1981), PUC, RJ; - OEA (bolsista), Atrações e Atividades Turísticas (1981), Argentina; - Mestrado: Memória Social (1996), UNIRIO; - Doutorado: Ciência da Informação (2003), IBICT/ UFRJ. -- UNIRIO, Professora. Curso de Graduação, Museologia (1996/atual) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST, (PPG-PMUS 2006/atual); -- UNIRIO, Câmara de Bolsas e Pesquisa. Área: Museologia (2003/2015l); - Núcleo Docente Estruturante, NDE, Escola de Museologia. (membro, 2012/atual); - Coordenação, Curso de Graduação em Museologia, noturno (2013/ fim nov 2015). -- CNPq, Pesquisador (Produtividade): área Museologia (2013-16) e (/2016-19), Pesquisa: Patrimonialização e Musealização - Bem Cultural Imaterial: da sombra ao valor nacional e mundial - CNPq, Grupo de Pesquisa (líder) Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização; - CNPq, Consultor "ad hoc": área Museologia (2006/atual). -- JBRJ, Conselho Curador do Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico RJ ( 2013/atual). -- ENANCIB/ANCIB, Coordenadora eleita: GT Debates em Museologia e Patrimônio (2007), e GT 9 Museu, Patrimônio e Informação (2009/2010, 2011/2012) e vice-coordenadora GT-9 Museu, Patrimônio e Informação (2013/2015). -- ICOFOM/ICOM, International Committee for Museology//International Council of Museums (conselheira eleita, 2007/2010). -- ABM, Associação Brasileira de Museologia (1979/1982, membro eleito, corpo diretivo). -- Temas de trabalho/teoria e prática: - Museologia/Museus e Patrimônio, Musealização e Patrimonialização; -Terminologia na Museologia (termos e conceitos ); - Acessibilidade em Museus, destaque: Inclusão Social-Pessoa com Deficiência; - Museologia e Ciência da Informação: Documentação, Informação e Comunicação em Museus, Informação em Arte; - Turismo Cultural.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Gonzalez de Souza, M., Ferreira, A. F. B. C., & Lima, D. F. C. (2018). Informação especial no museu-acessibilidade: a inclusão social da pessoa com deficiência visual. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/197

Edição

Seção

Artigos Científicos