Cultura da Wikipédia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Informação e tecnologia, Cultura digital e compartilhamento, Wikipedia

Resumo

Apresenta-se laboratório em desenvolvimento no âmbito da disciplina História da Cultura, ministrada nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Unesp (Marília), que se vincula à linha de pesquisa Informação e Tecnologia: alunos do segundo ano da graduação participam na melhoria de 27 verbetes em língua portuguesa na Wikipédia. Busca-se capacitar para a leitura e a escrita científica no ambiente digital, habilitar para a identificação e recuperação de informações e para interpretação e compreensão de aspectos formais e conteudísticos da informação e sua reorganização. Compreende assim atividades de busca, seleção, remix e republicação de textos, imagens, áudio e vídeos na convergência das diversas fontes de informação hipertextuais, apoiadas por tutores com domínio estratégico dos ambientes digitais. Aderiu-se para isso ao projeto internacional da Fundação Wikimedia de Embaixadores de Campi universitários. Visa também induzir comportamentos de compartilhamento e colaboração em rede com finalidade de criar hábitos necessários para empoderamento informacional no Brasil. Como metodologia, se otimiza o trabalho de indivíduos já formados na cultura wiki, e cria-se na disciplina programas de compartilhamento de informações com viés mais especializado, dando ao ambiente digital maior credibilidade. O ambiente tem sua própria sintaxe que ajuda no aprendizado das habilidades complementares à leitura e à escrita e se oferece como repositório aberto em que a informação poderá ser reutilizada. Trata-se, assim, de estratégia de autonomia e suficiência que considera conhecimentos intersemióticos na edição, visualização e compreensão de informação na web social. Propõe-se segunda etapa de verificação da confiabilidade do ambiente após o trabalho de consolidação e divulgação da melhoria dos verbetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Cultura Digital e Informação Pós Custodiada em Redes de Colaboração. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Design de Produto. Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Investigadora nas áreas de Informação e Tecnologia, Curadoria Digital, Mídias, Intersemiótica, Design de Informação.Membro dos conselhos dos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia e do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília. Membro do Grupo Novas Tecnologias em Informação (GPNTI) da UNESP. Membro de comissão científica de agências de fomento e periódicos na área da Ciencia da Informação.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Rabello, R., Rodrigues, G. M., & Jorente, M. J. V. (2018). Cultura da Wikipédia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/196

Edição

Seção

Artigos Científicos