Uso de “crowdsourcing” para análise de relevância em Ciência da Informação
Palavras-chave:
Relevância de documentos, Recuperação da informação, CrowdsourcingResumo
Este trabalho enfoca um dos conceitos mais importantes e tradicionais da recuperação da informação que é a análise de relevância, por meio de uma técnica atual denominada crowdsourcing. O termo foi cunhado por Jeff Howe para indicar a força de trabalho dispersa na Web e que, agora, incorpora também o conceito de financiamento de projetos, chamado crowdfunding, ou financiamento por capital distribuído que se propõe a auxiliar projetos considerados relevantes. O trabalho propõe uma ferramenta para a Web semântica que utiliza estes dois conceitos, ou seja, capacidade de trabalho e de financiamento das multidões. Este fenômeno, inicialmente, era apenas perceptível para os programadores dispostos a manter o código livre, mas que agora adentra em outras áreas como a administração, o ativismo político social, o marketing, e diversas áreas de recrutamento on-line. Particularmente, uma área na qual este conceito pode ser aplicado é a Ciência da Informação, onde a relevância de documentos é importante. Anteriormente era realizada por especialista, agora se propõe o uso das “multidões”. A ferramenta proposta retorna as avaliações de relevância sobre textos, artigos e publicações em um arquivo ao usuário com o contexto XML, permitindo que também ele se torne disseminador. Pode-se dispor esta ferramenta em torno de qualquer comunidade discursiva que queira se tornar colaboradora na análise e no processo de relevância de documentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.