Visibilidade dos pesquisadores no GT7 da ANCIB

um estudo de cocitações

Autores

Palavras-chave:

Análise de citações, Análise de cocitações, Rede de cocitações, Impacto dos pesquisadores no GT7

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os pesquisadores de maior inserção e impacto na comunidade participante do GT7 ENANCIB, por meio do estudo de análise de citação e ocitação, no período de 2003 até 2010. Propõe-se evidenciar os pesquisadores citados em maior número de trabalhos, bem como o número de citações recebidas, e descrever a rede de cocitação, a fim de analisar a rede de interlocução construída pelos citantes em relação aos citados e calcular os indicadores de densidade e centralidade da rede. Como fundamento teórico-metodológico, utilizou-se a Análise de Domínio (A.D.), entendida como o reflexo de uma comunidade discursiva. Dentre as 11 abordagens sobre A.D., destacam-se os estudos bibliométricos. Foram levantados os dados das 124 pesquisas apresentadas no período em estudo e identificaram-se 1446 pesquisadores citados, para um total de 2307 citações. Do total de pesquisadores citados em maior número de trabalhos, 33 foram considerados autores de maior impacto e visibilidade, citados em pelo menos 8 trabalhos, recebendo pelo menos 8 citações. Utilizou-se o software Ucinet, a fim de mapear e visualizar a rede de interlocução estabelecida pelos trabalhos citantes. Como resultados, verificou-se que, do total dos 33 pesquisadores, 23 são brasileiros, 20 são vinculados a programas de Pós-Graduação e 11 são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Destacaram-se ainda as temáticas mais citadas e analisou-se a relação número de citações por número de trabalhos em que o pesquisador foi citado e o número de pesquisas citadas de cada pesquisador. Quanto à estrutura da rede, observa-se que os autores formam um único componente, indicando que o conjunto de pesquisadores cocitados apresenta proximidade e articulação teórico, conceitual e metodológica. Conclui-se que a comunidade citante adota correntes teóricas comuns e ainda se pode caracterizar o núcleo de pesquisadores reconhecido como alicerce do conhecimento na temática do GT7.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Francina Tannuri Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Livre_Docente na área de "Estudos Bibliométricos" a partir de setembro de 2013, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de |Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967) e graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Osvaldo Cruz-SP (1973), Atualmente pertence ao quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na linha de Pesquisa Produção e Organização da Informação, ministra a disciplina Estudos Métricos em Informação. É coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos métricos da Informação" , vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, indicadores absolutos e normalizados, especialmente no âmbito dos Estudos Bibliométricos e Cientométricos.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Desde 1990, é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Campus de Marília no período de junho de 2013 a maio de 2017. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Métricos em Informação, Bibliometria, Estatística Aplicada e Lógica estendida por quantificadores generalizados.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

da Silva, D. L., Souza, R. R., Oliveira, E. F. T., & Grácio, M. C. C. (2018). Visibilidade dos pesquisadores no GT7 da ANCIB: um estudo de cocitações. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/194

Edição

Seção

Artigos Científicos