Visibilidade dos pesquisadores no GT7 da ANCIB
um estudo de cocitações
Palavras-chave:
Análise de citações, Análise de cocitações, Rede de cocitações, Impacto dos pesquisadores no GT7Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar os pesquisadores de maior inserção e impacto na comunidade participante do GT7 ENANCIB, por meio do estudo de análise de citação e ocitação, no período de 2003 até 2010. Propõe-se evidenciar os pesquisadores citados em maior número de trabalhos, bem como o número de citações recebidas, e descrever a rede de cocitação, a fim de analisar a rede de interlocução construída pelos citantes em relação aos citados e calcular os indicadores de densidade e centralidade da rede. Como fundamento teórico-metodológico, utilizou-se a Análise de Domínio (A.D.), entendida como o reflexo de uma comunidade discursiva. Dentre as 11 abordagens sobre A.D., destacam-se os estudos bibliométricos. Foram levantados os dados das 124 pesquisas apresentadas no período em estudo e identificaram-se 1446 pesquisadores citados, para um total de 2307 citações. Do total de pesquisadores citados em maior número de trabalhos, 33 foram considerados autores de maior impacto e visibilidade, citados em pelo menos 8 trabalhos, recebendo pelo menos 8 citações. Utilizou-se o software Ucinet, a fim de mapear e visualizar a rede de interlocução estabelecida pelos trabalhos citantes. Como resultados, verificou-se que, do total dos 33 pesquisadores, 23 são brasileiros, 20 são vinculados a programas de Pós-Graduação e 11 são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Destacaram-se ainda as temáticas mais citadas e analisou-se a relação número de citações por número de trabalhos em que o pesquisador foi citado e o número de pesquisas citadas de cada pesquisador. Quanto à estrutura da rede, observa-se que os autores formam um único componente, indicando que o conjunto de pesquisadores cocitados apresenta proximidade e articulação teórico, conceitual e metodológica. Conclui-se que a comunidade citante adota correntes teóricas comuns e ainda se pode caracterizar o núcleo de pesquisadores reconhecido como alicerce do conhecimento na temática do GT7.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.