Professores / pesquisadores da pós-graduação em botânica no Brasil

análises métricas de produtividade

Autores

  • Arthur Coelho Bezerra Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Cristiana Vasconcellos Goulart Amarante Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Comunicação científica, Produtividade científica, Bibliometria, Botânica

Resumo

Pesquisa exploratória sobre a produtividade científica de professores/pesquisadores de Cursos de Doutorado de Botânica, no Brasil, adotando métodos bibliométricos e cuja fundamentação teórica se sustenta na Comunicação Científica. Foram levantados e analisados esses Cursos, num total de 16, as Instituições promotoras, áreas de concentração e linhas de pesquisa, a partir dos quais a análise foi direcionada aos seus professores, foco central da pesquisa, especificamente os padrões de produtividade da elite ao longo dos anos e o volume de citações aos seus artigos. Foram adotadas diferentes fontes para o desenvolvimento da pesquisa e instrumentos bibliométricos como a Lei do Elitismo, a análise de citações, o fator de impacto e o índice-h. A elite foi composta por 18 professores/pesquisadores que atuam nas seguintes instituições, todas públicas - UFV, UFRPE, IBT, UFRJ, UNESP, USP, UEFS, UFMG, UNB, UFPE, e UNICAMP, nas áreas da Botânica, Agronomia, Ecologia, Química, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Farmácia, Genética, Ciências Ambientais, Geociências, Microbiologia e Antropologia, o que reflete a interdisciplinaridade da área. A produtividade dos professores atinge um total de 2.489 artigos, publicados em 521 títulos de periódicos, distribuídos entre os nacionais e estrangeiros, que predominam. A análise de citação da elite, na Web of Science, demonstrou um índice já significativo de artigos indexados e citados, numa relação evidente. O fator de impacto dos periódicos onde a elite publica foi verificado e indicou a tendência à publicação em revistas de maior impacto. Nesta pesquisa foram identificados poucos estudos existentes em nosso País sobre a produção em Botânica, bem como a sua lacuna no tempo, o que justifica a presente pesquisa e mostra a sua relevância e oportunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Vasconcellos Goulart Amarante, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Tecnologista do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2002-2015). Bibliotecária/Pesquisadora do Centro de Documentação da TV Globo-Rio de Janeiro (1984-2002).Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2011).

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Bezerra, A. C., & Amarante, C. V. G. (2010). Professores / pesquisadores da pós-graduação em botânica no Brasil: análises métricas de produtividade. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/193

Edição

Seção

Artigos Científicos