Organização conceitual do domínio de instrumentos musicais com base na teoria do conceito

Autores

  • Marcia H. T. de Figueredo Lima Universidade Federal Fluminense
  • Adriana Olinto Ballesté Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:

Organização conceitual, Instrumentos musicais, Teoria do conceito, Ficha terminológica

Resumo

Apresentamos   uma   proposta   para   a   organização   conceitual   de   instrumentos   musicais   de   cordas   Apresentamos   uma   proposta   para   a   organização   conceitual   de   instrumentos   musicais   de   cordas   dedilhadas   usando   a   Teoria   do   Conceito   definida   por   Dahlberg   (1978a,   1978b)   e   metodologias   de   elaboração   de   tesauros   (Lancaster,   1985;   Lopéz-­‐Huertas,   1997;   Gomes,   1996;   Dodebei,   2002).   Discutimos   as   bases   teóricas   para   a   delimitação   do   domínio,   apresentamos   as   fontes   utilizadas   para a pesquisa terminológica, descrevemos o processo de organização conceitual e introduzimos   uma   proposta   de   ficha   terminológica   específica   para   o   domínio   de   instrumentos   musicais de cordas dedilhadas. Consideramos ter dado os primeiros passos para a efetiva organização   do   domínio.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Olinto Ballesté, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, graduada em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Estudou Violão com Turíbio Santos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e participou da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. Trabalhou no Laboratório Nacional de Computação Científica ? LNCC na área de informática. Na Fundação Biblioteca Nacional ? FBN, como Assessora Técnica do Departamento de Processos Técnicos, foi responsável pela criação do primeiro site da instituição, trabalhou no Projeto de Automação da Divisão de Música e no projeto da Biblioteca Nacional Digital. Foi coordenadora de tecnologia e organização da informação dos projetos patrocinados pela Petrobras: Catálogo Digital Radamés Gnattali, Acervo Digital Alex Viany, Catálogo Digital Guerra Peixe, Catálogo Digital do cineasta Glauber Rocha. Em convênio com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO atuou no Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação Musical e na implantação do Laboratório de Memória das Artes e da Cultura. É membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO. Trabalha, atualmente, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT, onde está coordenando projeto Museu Virtual de Instrumentos Musicais no Brasil, financiado pela FAPERJ. Tem publicado e apresentado trabalhos em congressos nas áreas de Musicologia e Ciência da Informação sobre os temas: sistemas de informação, organização conceitual, biblioteca digital, acervo documental, instrumentos musicais, ontologia. Teve seu artigo apresentado no Enancib em 2011 selecionado para publicação na revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Lima, M. H. T. de F., & Ballesté, A. O. (2010). Organização conceitual do domínio de instrumentos musicais com base na teoria do conceito. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/189

Edição

Seção

Artigos Científicos