Colaboração científica

revisando vertentes na literatura em ciência da informação no Brasil

Autores

  • Vinícios Souza de Menezes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Nanci Oddone Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Colaboração científica, Co-autoria, Redes de colaboração científica, Política científica

Resumo

Revisão de literatura sobre colaboração científica na área da Ciência da Informação (CI), com o objetivo de destacar as configurações do cenário mais amplo desse recorte e dos desdobramentos temáticos imbricados na literatura sobre a área, como alvos de discussões e debates. Inicialmente exploratória, centrada em artigos e comunicações e em obras de cunho ensaístico ou didático, a pesquisa, em sua segunda etapa, volta-se especificamente à literatura periódica nacional, veículo por excelência da produção científica especializada, autorizada e atualizada. O elemento central condicionante da escolha do corpus da análise de conteúdo é a existência da Base Brasileira de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), cujo potencial de difusão e recuperação permite a identificação da mais significativa expressão da literatura sobre colaboração científica. Os textos recuperados na literatura geral internacional e nacional e na base BRAPCI são analisados e categorizados em quatro vertentes: co-autoria como indicador da colaboração científica; redes de colaboração científica; tecnologias e colaboração cientifica e políticas de fomento e incentivo à colaboração. Com suporte conceitual favorecido pelos autores componentes do quadro teórico, o estudo permitiu observar que o tema específico desdobra-se na literatura em grau variado de intensidade em relação às vertentes, de acordo com a época, os acontecimentos e o recorte que se atribui à pesquisa. Ressalta a importância da crítica à prática, no sentido de que sejam analisadas as disposições políticas implícitas ou explícitas nas investigações, as relações entre essas e a tecnologia e a formação de redes de co-autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná

É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Membro do Conselho Assessor da Revista Brasileira de Biblioteconomia, da Revista Educação Temática Digital - ETD e da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Presidiu a Comissão Editorial responsável pela criação da Editora da Universidade Federal, da qual foi a primeira diretora. Tem 15 livros publicados, 69 capítulos de livro, 120 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e 170 comunicações em anais de congressos nacionais e internacionais. Orientou 14 teses de doutorado e 33 dissertações de mestrado e, atualmente, orienta 3 teses de doutorado, 1 supervisão de pós-doutorado, 2 dissertações de mestrado e coorienta 1 tese de doutorado.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Menezes, V. S. de, Oddone, N., & Bufrem, L. S. (2010). Colaboração científica: revisando vertentes na literatura em ciência da informação no Brasil. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/188

Edição

Seção

Artigos Científicos