Representação e descrição de recursos informacionais

aspectos estruturantes no delineamento de ambientes informacionais digitais

Autores

  • Brenda Alves de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Mª J. Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Estadual Paulista
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

MarcOnt, MARC21, Web semântica, Bibliotecas digitais, Representação da informação, Catalogação automatizada, Padrões de metadados, Informação e tecnologia

Resumo

A relevância tanto da web quanto das bibliotecas digitais para os diversos ramos da ciência tem impulsionado pesquisadores e comunidades científicas a buscar soluções de integração, intercâmbio e entendimento semântico sobre os conteúdos que nelas circulam. Neste contexto, a proposição da pesquisa é verificar, na literatura científica, a aplicabilidade e a funcionalidade das tecnologias e dos instrumentos disponíveis como padrões de representação e descrição de conteúdo e forma, no âmbito das bibliotecas digitais. O objetivo é identificar e caracterizar o uso e a aplicação do MarcOnt como ferramenta para construção de formas de representação da informação para bibliotecas digitais, na atualidade, destacando-o como instrumento para descrição dos aspectos semânticos dos conteúdos digitais nestas ambiências. Como metodologia, caracteriza-se por ser uma pesquisa de análise exploratória e descritiva, com o qual é possível obter subsídios para maior e mais detalhado entendimento e compreensão do MarcOnt e das tecnologias abarcadas no âmbito das bibliotecas digitais para construção da web semântica. Como resultado, procurou-se demonstrar a aplicação da ferramenta MarcOnt num ambiente informacional específico, a Biblioteca Digital Semântica JeromeDL, para analisar, nos fundamentos da catalogação descritiva, as formas de representação dos recursos informacionais. Assim, o padrão de descrição bibliográfica semântica MarcOnt oferece a possibilidade de melhoria na performance de interoperabilidade, não somente entre padrões de metadados, mas também entre sistemas e ambientes informacionais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Biblioteconomia (2002) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação e Comunicação (2006). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília (2008). Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela UNESP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília, vinculado à linha Ambientes Informacionais Digitais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Conversão Retrospectiva, Catalogação Automatizada, Automação de Bibliotecas e Catalogação, Catalogação e Tecnologias, Representação da Informação, Metadados, Bibliotecas Digitais, Formato MARC21, Web Semântica, MarcOnt, Ontologia, Web 2.0, Web 3.0, Interoperabilidade, Ambientes informacionais digitais, Representação Descritiva, Informação e Tecnologia, Modelagem estrutural de ambientes informacionais digitais. Educação a distância e TIC. Linked data. É parecerista ad hoc de agências de fomento e de periódicos científicos, participa como revisor e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010), doutora em Letras - Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP (1994), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983) e bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (1980). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa ? Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do Conhecimento Humano. Pesquisadora CNPq, coordenadora do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - Ancib (2013-2016). Editora da revista Informação & Tecnologia (Itec), membro do corpo editorial das revistas Brazilian Journal of Information Science: research trends e Revista Eletrônica Informação e Cognição. Parecerista ad hoc de agências de fomento e de periódicos científicos, participa como revisora e como membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ? ANCIB e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva ? SBCC.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Andrade, B. A. de, Oliveira, B. M. J. F. de, Castro, F. F. de, & Santos, P. L. V. A. da C. (2010). Representação e descrição de recursos informacionais: aspectos estruturantes no delineamento de ambientes informacionais digitais. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/184

Edição

Seção

Artigos Científicos