Atuação do bibliotecário em ambientes não tradicionais
o campo da saúde
Palavras-chave:
Biblioteconomia Clínica, Educação bibliotecária, Ambiente de trabalhoResumo
Objetivo: destacar a atuação profissional na área da saúde e a potencialidade da tendência aos serviços de Biblioteconomia Clínica. Método: revisão de literatura em periódicos de Biblioteconomia, anais do do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib) e entrevista com bibliotecária de hospital universitário. Resultados: os bibliotecários brasileiros na saúde ainda atuam no setor acadêmico e os poucos encontrados na área clínica fundamentam suas atividades na prática, sem atitude científica. Fora das bibliotecas médicas, poderiam agir como verdadeira ponte entre informação e usuário em hospitais públicos, hospitais de ensino, consultorias em projetos, revisão e orientação de trabalhos científicos, localizando recursos para permitir aos clínicos, respostas para melhor decisão clínica. Bibliotecários atuantes em hospitais ainda não se denominam bibliotecários clínicos, mas já é possível antever a perspectiva de atuação desse profissional rumo à Biblioteconomia Clínica por conta de algumas iniciativas práticas e de discussões em eventos da área de informação. Na questão prática, bibliotecária de um hospital universitário brasileiro vem trabalhando junto ao Setor de Ortopedia na identificação das necessidades informacionais de médicos, docentes e residentes, na elaboração, orientação, redação e submissão de projetos de pesquisa e de artigos científicos, na capacitação em bases de dados. Constitui atividade em ambiente não tradicional que exige, principalmente, conhecimento de técnicas de recuperação da informação e do fluxo da pesquisa clínica. Conclusão: A Biblioteconomia tem que sair da biblioteca e das demais “caixas” onde é exercida e ir, de uma vez por todas, para onde está seu cliente. Este bibliotecário que está sendo vislumbrado no Brasil, mesmo não sendo ainda um bibliotecário clínico, está construindo e abrindo caminhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.